Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Em Rondônia: Tambaqui entra na 3ª colocação na lista de exportação nesse primeiro semestre

- anúncio-

Com projeto de atendimento apoiando a cadeia produtiva, produtores conseguiram grandes resultados

A psicultura de Rondônia tem crescido muito nos últimos anos. E os números são bem expressivos, alcançando um grande salto nesse primeiro semestre de 2020. O tambaqui e a grande estrela chegando a números nunca antes apresentados. Na pauta de exportação, por exemplo, o tambaqui atingiu o “pódio”: da sexta posição em produção o produto para a terceira colocação, ficando apenas atrás da tilápia e do curimatá; acompanhando assim, o aumento da exportação do pescado brasileiro que foi de 33% nesse primeiro semestre, de acordo com os números do Ministério da Economia.

- Advertisement -
- Advertisement -

Os números que foram comemorados pela Associação dos Pescadores do Estados de Rondônia (Acripar) que vê com otimismo esse aumento, que até agora somam US$ 172.934,00 (cento e setenta e dois mil novecentos de trinta e quatro dólares), mesmo parecendo pouco, mas importantíssimo para o estado. Rondônia detém atualmente a maior produção nacional de peixes nativos, tendo o tambaqui como espécie de maior cultivo. São mais de 4 mil piscicultores produzindo cerca de 90 mil toneladas do pescado por ano.

- Advertisement -

“Fundamentalmente importante para o estado quiçá para a Região Norte, né…? Porque nós estamos falando de um produto nativo da Amazônia, produzido no estado de Rondônia que é riquíssimo em água e também em clima; então, nós temos três riquezas unificas num único produto, que é o Tambaqui. Com o apoio do Sebrae, não há outra alternativa a não ser decolar”, afirma Francisco Hidalgo, Associação dos Pescadores do Estados de Rondônia (Acripar).

Apoio que na última década tem sido fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado e da produção com qualidade, aumentando, assim, a exportação.

“Esse estreitamento da parceria Sebrae/Acripar e essa pressão em divulgação da cadeia produtiva do Tambaqui do Estado de Rondônia, em nível nacional e internacional, tem trazido uma nova expectativa para os nossos produtores. Eu tenho dito, em várias oportunidades, que o Sebrae é o único braço que o estado tem para alcançar todos nós; seja ele produtor do peixe, o comerciante…Então esse trabalho que o Sebrae desenvolveu nessa ultima década, levando tecnologia, informação e propagando aquilo que estava aplicando nessa cadeia, especificamente, a cadeia do peixe… Nesse momento essa parceria que entrou com recursos, com apoio logístico, com no-hall e com apoio técnico, fez com que a produção do Tambaqui pudesse se estabelecer no mercado nacional”, complemente Francisco.

Para que esses resultados estejam aparecendo o Sebrae/RO mantém ativo, desde 2017, um projeto de investimento maciço na piscicultura que trabalha três vertentes:

1 – Boas práticas agropecuárias da Psicultura – ou seja, o que o piscicultor precisava aprender para melhorar sua produção; através de palestras, cursos, oficinas;

2 – Gestão da Propriedade – uma ação através de consultoria – foram mais de quatro mil horas de consultoria desde 2017 para cá;

3 – Investimento em ações de Mercado – É hora de mostrar o produto. Fazer o Tambaqui conhecido no Brasil, a través de ações técnicas, ações de marketing diretamente a fornecedores a grande marcar, mostrando o pescado em grandes feiras, etc;

Sem essas ações técnicas a cadeia produtiva do estado não tinha ido tão longe. Mas, não para por aí, o Sebrae continua se movimentando para fortalecer ainda mais a produção do Tambaqui, como nós conta o analista técnico do Sebrae, Denis Farias, responsável de que acompanhar. “É uma oportunidade ímpar falar de quão grande é o Tambaqui, atualmente, no cenário nacional. Então, hoje o nome Tambaqui está sendo muito falado, e graças, boa parte disso, ao investimento que o Sebrae fez. Nós já estamos com outro projeto na agulha… que é o projeto da indicação geográfica do Tambaqui do Vale do Jamari, que vai dar, ainda mais, valor agregado a esse produto. Então, o tambaqui de Rondônia ainda vai prosperar muito, e o Sebrae tem a sua contribuição juntamente com a Acripar, que é a nossa principal parceira no estado e o governo de Rondônia, que nos ajudou muito”, completa Farias.

“Nossos esforços são de dotar o produtor de ferramentas que permitam uma maior competitividade no mercado e o projeto tem alcançado isso, seja na adoção de boas práticas como dizemos, “da porteira pra dentro” (com a gestão da propriedade rural como uma empresa), seja com audaciosas estratégias para introduzir o produto em novos mercados, como Festival do Tambaqui em plena Esplanada dos Ministérios e com participação do Presidente Bolsonaro, em 2019, sempre com parcerias assertivas com entidades. E agora, com o grande evento Agolab Amazônia, de 22 a 24 de setembro, onde colocaremos as discussões mais relevante para a cadeia produtiva em um ambiente totalmente digital para trazermos soluções que aumentem ainda mais a performance junto aos grandes players do mercado”, comemora Samuel Almeida, Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae no agronegócio, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO. Não deixe de saber as últimas novidades do Conecta Sebrae Agolab Amazônia, acessando www.agrolabamazonia.com

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas