Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Coronavírus: três bombeiros testam positivos e 4 suspeitos em Vilhena

- anúncio-

Todos estão em isolamento social e realizando tratamento em casa, não há casos graves

A pandemia e a disseminação global do coronavírus impuseram novos desafios aos órgãos governamentais no mundo todo. Atualmente, o Corpo de Bombeiros do município de Vilhena conta com 33 bombeiros militares divididos em todos os trabalhos, sendo nas guarnições, nos caminhões e no setor administrativo. Sendo que destes, 26 militares estão atendendo na parte operacional.

Na manhã desta segunda-feira, 06 de julho, o comandante do 1º SGBM – 1º Tenente Jonas Ferreira de Souza, que é comandante da base operacional do Bairro Bela Vista cedeu uma entrevista ao site Folha de Vilhena e falou sobre a difícil situação que o quartel vem enfrentando.

- Advertisement -
- Advertisement -
Comandante 1º Tenente Jonas – Foto: Folha de Vilhena

O Comandante confirmou que sete bombeiros militares estão afastados em isolamento. Sendo três confirmados positivos para Covid-19 (nenhum em estado grave), e 4 com suspeitas, estes realizarão os testes ainda esta semana.
Vilhena conta com quatro guarnições, com a média de cinco bombeiros nas escalas de 24 por 72 horas, prontos para atender as ocorrências. Com esse desfalque de seis membros a menos, o Comandante destaca que causou um impacto grande na guarnição, porém, apesar de difícil todos estão conseguindo se adaptar.

- Advertisement -

Questionado sobre algum apoio do Governo para atender à Corporação, o Comandante destaca que a unidade recebe o FUNESBOM – Fundo Especial do Corpo de Bombeiros de Rondônia. “O recurso tem sido bom, na medida do possível. Sabemos que a situação atual está difícil para todo mundo. Mas, percebemos que não é o suficiente de como desejamos. Têm chegado algumas coisas, mas precisamos de mais. Temos poucas roupas, alguns aventais, enfim, estamos nos virando na medida do possível”, conta.

O 1º tenente também fala do apoio moral que o Estado vem ofertando, em que o Capelão Muniz tem feito lives com os bombeiros tentando tranquilizar à tropa, passando orientações sobre procedimentos, tranquilizando o pessoal que estão na equipe de frente, uma vez que a pandemia acaba trazendo transtornos e estresse à tropa.

Sobre pacientes testados positivos com o coronavírus, o Comandante enfatiza que a guarnição não pode atendê-los. “É um protocolo instaurado pelo Ministério da Saúde, de nível nacional que determina que os bombeiros não atendam o portador da doença, orientando que o cidadão se desloque pessoalmente às unidades de saúde ou Centro de Covid-19 do município”, conclui, esclarecendo também que somente em último caso, se não houver outra solução a equipe de plantão deve se equipar adequadamente para tender o paciente.

Outro caso que vem sendo trabalhado e orientado pelos bombeiros é referente às queimadas que iniciaram no mês passado. “Estamos em um ano atípico comparado aos demais anos devido à situação do coronavírus, que é uma doença respiratória, e nesse tempo de queimada onde a umidade é muito baixa e a gente percebe que os problemas respiratórios se intensificam. É necessário que a população entenda e tente se colocar no lugar daqueles que já sofrem com problemas respiratórios, ou que estão em tratamento contra o coronavírus”.

Vale destacar que os bombeiros são da Linha de Frente, devido os serviços prestados à população, então é necessário que cada cidadão faça a sua parte no quesito prevenção e isolamento social. Cuidem-se para que eles possam atender a todos e retornarem para casa, protegidos.

CORONAVÍRUS EM RONDÔNIA

Até este domingo, 05, foram registradas sete mortes e 522 novos diagnósticos. Porto Velho está sendo a cidade com maior número de casos, passou das 14 mil confirmações da doença.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas