Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Colorado D’Oeste: Prefeitura emite nota de esclarecimento sobre transferência de paciente com Covid-19 para Vilhena

- anúncio-

(Foto: Divulgação)

A internação de uma municípe de Colorado D’Oeste em Vilhena, contaminada por Covid-19, rendeu muita discussão. Recebida desde o dia 01 de julho no Hospital Regional de Vilhena, a mulher passou por tratamento médico em solo vilhenense e já retornou para sua cidade de residência, uma vez que Colorado não possuía estrutura para recebê-la.  

O caso acabou gerando uma confusão, e um Delegado de polícia precisou intervir na internação da paciente. E nesse sábado (04 de julho), a Prefeitura de Colorado D’Oeste se pronunciou sobre o caso, emitindo uma nota de esclarecimento. Na mesma, a Prefeitura explica todos os passos desde que a paciente procurou ajuda na Saúde de Colorado, até o seu retorno. 

Confira a nota na íntegra: 

- Advertisement -
- Advertisement -

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

- Advertisement -

A paciente A.M.G. deu entrada nesta unidade hospital de colorado do oeste no dia 01 de julho de 2020, por volta de 07h30min referindo dor em região lombar, após alguns minutos em observação a mesma evoluiu com piora do quadro clinico, foi então que os médicos plantonistas do hospital de colorado decidiram que a 
paciente precisaria de uma UTI, entraram em contato via telefone com a medica da UTI de Vilhena, que aceitaram a paciente com a condição de realizar exames laboratoriais e tomografia de pulmão, e que após resultado sugestivo de pneumonia causada por COVID 19 decidiram que a mesma não permaneceria em Vilhena deveria tentar uma nova regulação via CRUE seguir para Cacoal. 

Após tentativa de encaminhamento para o hospital de Cacoal foram informados que não havia vaga e a paciente deveria permanecer no hospital de Vilhena, foi quando a direção do hospital de Vilhena se recusou a aceitar a internação da mesma. Deixando a mesma por quase 6 horas na ambulância em frente ao hospital HRV correndo risco de morte. A paciente só pode entra no hospital após terminar o estoque de oxigênio da ambulância. Mediante situação a equipe medica de colorado que estava acompanhando a paciente se dirigiu ate a delegacia de policia para registrar B.O e solicitar ajuda aonde a autoridade policial “delegado de policia do município de Vilhena” foi ate o hospital na tentativa de solucionar o problema, e mesmo assim a direção nada fez e continuou a recusar a internação afrontando um pedido da autoridade local, tendo assim total desprezo pela vida da paciente que estava em risco de morte. Mesmo sabendo que a paciente necessitava de cuidados intensivos e com leitos disponíveis nada fizeram para ajudar a mesma, alegando que os leitos de UTI foram montado com recuso próprio do município, portanto não iria atender os municípios vizinhos.  

Após muito diálogo entre a equipe, gestores e promotores, aceitaram a paciente com a condição que a equipe (médico e enfermeiro) permanecesse no hospital e cuidasse da paciente, relatando que não dispõe de “mão-de-obra”. Sendo assim após todo transtorno a paciente ficou aguardando vaga no HRV sendo contratados médico e enfermeiro exclusivo para a mesma e pagos pelo munícipio de Colorado do Oeste. No dia 03 de julho 2020, foi realizado nova tomografia onde a mesma apresenta quadro de melhora retornou para município de colorado do oeste, aonde a mesma encontrasse internada agudando vaga em Cacoal ou ji Paraná. As 17h41min do dia 03 de julho foi liberado uma vaga no CEMETRON em Porto Velho aonde a mesma esta sendo transferida acompanhada com equipe medica. 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas