Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


28 de julho: Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites virais

- anúncio-

Os testes rápidos são realizados em todas as unidades básicas de saúde em Vilhena e também no SAE – Serviço de Assistências Especializadas 

Neste dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. No Brasil, a hepatite B é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos, já a hepatite C acomete mais pessoas entre 30 e 59 anos. A maioria dessas pessoas desconhece sua condição sorológica.

No caso da hepatite C, por exemplo, há pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993 (quando não havia teste para diagnosticar a doença) ou que utilizaram seringas não esterilizadas que podem estar infectadas pelo vírus da hepatite C sem saberem.

- Advertisement -
- Advertisement -

A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados.

- Advertisement -

Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. Os testes para as hepatites estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção

Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:

> Usar preservativo em todas as relações sexuais;

> Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;

> Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;

> Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;

> Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

Vacinação

A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para jovens até 29 anos, para as populações vulneráveis* (em especial, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas) e para profissionais de saúde. É um direito e é a melhor forma de evitar a hepatite B. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS) – cerca de 32 mil, no total.

Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho. Caso não tenha sido possível iniciar o esquema vacinal na unidade neonatal, recomenda-se a vacinação na primeira visita à unidade pública de saúde. A vacina está disponível no SUS desde 1998.

Em Vilhena, são realizados testes rápidos em todas as unidades básicas de saúde. Caso confirmado o resultado do exame, o paciente é encaminhado para realização de tratamento no Serviço de Assistência Especializada – SAE, localizado na Rua Porto Velho, 178 – 5°BEC.

Mais informações sobre hepatites virais estão disponíveis no link www.aids.gov.br/hepatites-virais

Com informações: OPAS/OMS Brasil

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas