Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 16 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Semana do Meio Ambiente: o correto descarte de máscaras

- anúncio-

O uso de máscaras como medida de prevenção ao contágio por coronavírus pode se tornar um foco de contaminação, se os demais cuidados forem negligenciados. A higiene adequada das mãos, o manuseio e a limpeza de objetos como celulares e, especialmente, o descarte adequado de máscaras, são atitudes imprescindíveis e que deverão, por muito tempo, fazer parte da vida das pessoas. O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental- Nages do TJRO, intensifica as ações de conscientização e boas práticas nesta Semana do Meio Ambiente. Os temas essenciais extrapolaram o período de uma semana, por isso alguns temas avançam durante todo o mês.

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes, no documento “Recomendações para Gestão de Resíduos em Situação de Pandemia por Coronavírus (Covid-19)”, criado junto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, “devido a disseminação do coronavírus, todos os cidadãos e os trabalhadores do setor de resíduos estão expostos a riscos de contaminação biológica e devem seguir rigorosamente os protocolos de higiene e participar dos treinamentos”.

- Advertisement -
- Advertisement -

Nenhum EPI, isoladamente, tem o poder de livrar seu usuário da infecção pelo vírus. Se um trabalhador da coleta de lixo tocar numa máscara contaminada e, por alguma razão, levar a mão ao rosto antes de higienizá-la, tem grande chance de ser infectado, mesmo cumprindo suas obrigações de usar luvas, máscaras e botas.

- Advertisement -

De acordo com as recomendações da Abes, existem responsabilidades dos cidadãos a respeito dos resíduos produzidos por pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 e por quem deles cuida. Mas, devido aos assintomáticos e aos elevados números de casos que têm se apresentado diariamente, os cuidados e boas práticas valem para todas as pessoas.

Como lidar com as máscaras descartáveis antes de jogá-las no lixo:

Separe as máscaras e coloque-as em sacos resistentes, fechados com lacre ou nó (neste caso, quando o saco tiver até ⅔ de sua capacidade).

Em seguida, coloque o saco com as máscaras em outro saco limpo, resistente e descartável, fazendo com que fiquem acondicionados em sacos duplos.

Feche e identifique. Assim não causará problemas para o trabalhador da coleta nem para o meio ambiente.

Não coloque as máscaras no lixo reciclável. Recomenda-se usar o lixo do banheiro. E, lembre-se: quando for retirar a máscara do rosto, lave as mãos ou use álcool em gel antes e depois do manuseio.

Confira as Recomendações para Gestão de Resíduos em Situação de Pandemia por Coronavírus (Covid-19) da Abes/ABNT.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas