Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Cerejeiras: 139 moradores já foram contaminados por Dengue

- anúncio-

(Foto: Ilustrativa)

Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Cerejeiras (RO), que divulgou boletim epidemiológico com dados coletados até o dia 08 de junho de 2020. Segundo Marilúcia Aparecida Ribeiro, coordenadora da vigilância epidemiológica do município de Cerejeiras, já foram confirmados este ano 139 casos positivos de Dengue no município, com 243 notificações, 22 casos aguardando análise e 82 descartados.
A Chikungunya também tem preocupado as autoridades sanitárias com 109 casos notificados, 3 foram confirmados, 4 aguardam resultado de exames e 102 foram descartados.
Zikavírus também registrou 4 casos notificados, já contaminou 2 moradores locais e 2 foram descartados após análise laboratorial, segundo dados da secretaria municipal de saúde.
Casos de Dengue no Estado de Rondônia
Rondônia registra mais de 1,9 mil casos de dengue em cinco meses, um crescimento de 734%
Nos cinco primeiros meses de 2020, Rondônia registrou 1.935 casos de dengue, correspondendo a um aumento de 734% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 232. Os dados são do último boletim epidemiológico publicado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
O Programa Estadual de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes traçou a situação dos municípios de Rondônia levando em consideração a quantidade populacional e incidência da doença e constatou que 11 estão enquadrados em situação de surto de dengue: 

Alto Alegre dos Parecis – 28 casos 

Cerejeiras – 139 casos 

- Advertisement -
- Advertisement -

Colorado do Oeste – 27 casos 

- Advertisement -

Corumbiara – 24 casos 

Itapuã do Oeste – 32 casos 

Nova Brasilândia – 167 casos 

Nova Mamoré – 154 casos 

Parecis – 11 casos 

Pimenteiras do Oeste – 13 casos 

Rio Crespo – 4 casos 

Vilhena – 737 casos 

Ainda conforme o levantamento, os criadouros predominantes do mosquito foram pneus, caixas d’água e lixo, principalmente os recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos. Por isso a Agevisa reforça que é importante a conscientização da população em relação a limpeza de terrenos, quintais e o descarte correto do lixo.
O levantamento, realizado entre 1º de janeiro e 19 de maio, ainda aponta aumento nos casos de Zika vírus, doença também transmitida pelo Aedes aegypti. Já foram confirmados 51 casos no estado, enquanto que em 2019 foram 35.
Por outro lado caiu quase pela metade o número de casos confirmados para Chikungunya entre os meses de janeiro e maio deste ano, quando comparado a 2019. Foram registrados 34 casos em 2020 e 60 no ano passado.
Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e manchas. Sintomas como sangramento da mucosa, vômitos, dores abdominais intensas podem indicar um sinal vermelho, sugerindo a dengue hemorrágica.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

 

Com informações G1. 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas