Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


MariBruxa: um projeto de incentivo à leitura para enfeitiçar o coração dos pequenos

- anúncio-

Buscando incentivar o hábito de leitura, não apenas em seus alunos como também em outras crianças, a professora estadual de Mato Grosso, Maria Fernandes (29 anos) desenvolveu um interessante Projeto chamado “MariBruxa”. A ideia nasceu em uma instituição de Vilhena, na Escola Chitosse Mochizuki Inaba, há aproximadamente três anos.

MariBruxa, personagem da professora Maria Fernandes (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

“Toda criança deveria ter a oportunidade de contato com o mundo mágico da leitura e dos livros, mas não temos o hábito de ler para crianças”. A declaração da professora da Rede Estadual de Mato Grosso, Maria Fernandes, é amparada por dados de pesquisa importantíssimos. De acordo com dados divulgados pela 5ª Edição da pesquisa Retratos da Leitura, 44% da população não lê e 50% nunca comprou um livro.

Em um país com uma taxa de 7,2% de analfabetos em 2017, conforme o IBGE, o índice de leitura chega a apenas 4,96 livros por ano. Porém, se a pesquisa for mais aprofundada e levarem-se em conta apenas os livros lidos até o fim, o índice cai para 2,43.

- Advertisement -
- Advertisement -

Foi pensando nessa dificuldade, que a professora iniciou sua caminhada pelo mundo do incentivo à leitura. Começando, amorosamente, pelos pequeninos. “Criar hábitos de leitura, passa por aproximar as crianças desse universo. E para isso podemos usar inúmeras ferramentas, a contação de história é uma delas. Por estar tão próxima das crianças, a interação, a inclusão dos pequenos nesse processo torna tudo muito gratificante.”

- Advertisement -

Maria conta que sempre gostou de ler, hábito alimentado por seus professores durante sua vida escolar. Se inspirando neles, ela resolveu plantar a mesma semente do amor à leitura no coração de seus próprios alunos e demais crianças que pudesse alcançar. “Ao concluir meus estágios na Escola Chitosse em Vilhena, fui convidada a contar a primeira história vestida de bruxa. A partir de então montei minha própria fantasia e um repertório com várias histórias e músicas, incluído uma versão de “zumba kids” que as crianças adoram. Procuro conciliar o projeto com a profissão, e acredito que ele complementa o meu papel de educadora”, ela garante.

O Projeto MariBruxa, com o tempo, foi ganhando novos contornos e possibilidades. Antes do período de pandemia que assolou o país, Maria estava se disponibilizando para contar histórias em vários espaços como creches e escolas de Fundamental I. A idealizadora até começou um processo para conquistar voluntários fixos e ampliar o figurino, personagens e repertório.

A ideia precisou ser adiada, mas Maria não desistiu do Projeto. Tentando garantir que as crianças ainda mantenham interesse no universo dos livros, o Projeto MariBruxa ganhou continuidade virtualmente. Agora através de um grupo para pais e alunos no WhatsApp, Canal no Youtube e no perfil do Facebook, Maria decidiu recentemente começar a postar vídeos contando as histórias de MariBruxa e alimentar a sementinha do conhecimento no coração dos futuros cidadãos do país.

Veja alguns de seus vídeos em seu Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/mahlorah10.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas