Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Saúde: os mitos e verdades por trás dos ‘alimentos milagrosos’ relacionados ao Covid-19

- anúncio-

Desde que surgiu, no fim de 2019, o vírus Covid-19 vem levantando muitas dúvidas e informações que se misturam entre fantasiosas e verdadeiras. Entre uma das principais áreas atingidas pela enxurrada de dicas sobre como prevenir a doença, entrou o campo da nutrição. Vídeos sobre alimentos supostamente preventivos passaram a circular nas redes sociais, deixando uma dúvida permanente: determinados alimentos seriam mesmo ‘milagrosos’?

(Foto: Folha de Vilhena)

A reportagem do Folha conversou com uma nutricionista da Policlínica Nasser, Miriani Botacim (CRN-7 9387), nesta segunda-feira (27 de abril). A profissional explicou um pouco sobre os mitos e verdades por trás da alimentação saudável e sua eficácia sobre o Covid-19, garantindo: “a alimentação não vai te prevenir de contrair o vírus, mas vai te dar mais força para sair desse quadro”.

A CONTAMINAÇÃO

- Advertisement -
- Advertisement -

É importante lembrar que o Covid-19 é transmitido essencialmente pelo contato com pessoas e superfícies contaminadas e logo em seguida com mucosas (olhos, boca e nariz). Por se tratar de um vírus não vivo, o coronavírus não se multiplica nas superfícies, usando-as apenas como veículo para chegar ao organismo humano.

- Advertisement -

Por esse motivo, a principal forma de prevenção comprovada é a higienização constante. Lavar mãos, produtos, objetos e alimentos tocados recentemente, fazer uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento mínimo de 1 metro estão na lista de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Miriani explicou que em relação à alimentação, sua principal função em tempos como o da pandemia é de equilíbrio e estabilização do sistema de defesa. Um paciente com um organismo saudável poderá ter mais sucesso em uma situação de tratamento da doença, do que um infectado que tenha deficiência no sistema.

“Uma alimentação saudável em geral já garante uma boa imunidade. Saudável no sentido de comer bem, comer alimentos de verdade, fugindo um pouco dos industrializados e procurando produtos frescos em Feiras, supermercados”.

O REFORÇO ALIMENTAR

Embora a nutricionista tenha garantido que, até o momento, nenhum alimento tenha sido escalado como ‘milagroso’, alguns condimentos podem ser interessantes na hora de turbinar o sistema imunológico. “Alimentos como o gengibre, cravo, cheiro verde, canela, própolis, hortelã, limão, etc., são especiarias que, além de dar um sabor maior à comida, ajudam a reforçar o sistema de defesa”, ela descreveu em entrevista.

Outros destaques para a manutenção do sistema imunológico são os alimentos ricos em Vitamina D (ovos, peixes, manteiga…); consumo de líquidos em geral (sucos naturais, água de coco, chás naturais, água in natura); folhas verde-escuro (alface, couve, espinafre, rúcula, almeirão…) e frutas cítricas (abacaxi, acerola, ameixa, cupuaçu, laranja, limão…).

Esse último grupo em especial é muito utilizado, inclusive, para a regulação dos níveis de Vitamina C no organismo. Como se apresenta inicialmente como uma gripe/pneumonia, muitas pessoas têm recorrido à suplementação da vitamina indiscriminadamente, mas a nutricionista rebateu: “a própria alimentação já é capaz de suprir a quantidade necessária de vitamina C no organismo, então não vejo isso como uma necessidade. Suplementação em geral é indicada para pacientes que tem carência, se você não tem não há porque estar suplementando”.

OUTROS CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Miriani Botacim, Nutricionista CRN-7 9387 (Foto: Folha de Vilhena)

A nutricionista Miriani também enumerou alguns cuidados importantes para manter um sistema imunológico o mais saudável possível. Comer produtos de todos os grupos alimentares é sim saudável, desde que não haja excessos, garantindo uma regulação dos níveis de todas as vitaminas e minerais que o corpo humano precisa.

“Muita gente está com ideia de fazer dieta agora, porque está em casa e quer aproveitar esse tempo. Só que dietas muito restritas, enfraquecem o sistema de defesa também, então muito cuidado com isso”, alertou Miriani.

E para os amantes da cerveja e dos doces fica uma triste notícia: evitar bebidas alcoólicas e açúcar também ajuda a manter o sistema imunológico saudável. “A bebida alcoólica, em especial, acaba inflamando o organismo. E um corpo inflamado pode causar uma debilitação no sistema imunológico. No caso dos doces, dar preferência às frutas in natura, ou comer o doce de uma fruta, por exemplo, já auxilia muito”.

NUTRIÇÃO PREVENTIVA

A nutrição vem recebendo um movimento muito interessante na sociedade. A busca pelos profissionais deixou de ser essencialmente em momentos de tratamento da doença, tornando-se uma busca para evitar que esse quadro se desenvolva. Miriani concordou que o movimento de busca pela nutrição preventiva vem crescendo cada vez mais.

“A Nutrição atualmente está sendo entendida mais como algo preventivo, embora seja curativa também. Mas o sentido de preventivo aqui, é de quando você usa sua alimentação para evitar algum problema de saúde, e o sucesso obtido com essa prática tem sido eficaz”.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas