Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Comissão da Assembleia que acompanha ações contra o Coronavírus aprova recomendações para Sesau

- anúncio-

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

A Comissão Temporária criada no âmbito da Assembleia Legislativa de Rondônia, com o objetivo de acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública relacionada ao Coronavírus (covid19) se reuniu na manhã desta quinta-feira (16), com as presenças dos deputados Ezequiel Neiva (PTB), que preside a Comissão, Dr. Neidson (PMN), Chiquinho da Emater (PSB). Por videoconferência, o deputado Adailton Furia (PSD) também participou da reunião, realizada em conjunto com a Comissão de Saúde.

Duas recomendações ao Governo do Estado, através da Sesau, foram deliberadas durante a reunião. Na primeira, Dr. Neidson solicitou que fosse expedida uma recomendação legislativa para que a Secretaria de Saúde possa dar o devido encaminhamento às cirurgias eletivas, na especialidade de urologia, abrangendo cerca de 3 mil pacientes que aguardam na fila de espera.

“São muitos pacientes que aguardam na fila de espera, alguns há mais de um ano. Somente em dezembro passado, eram mais de 100 cirurgias de próstata na espera e esse número não para de aumentar. Com a pandemia do Coronavírus, essas cirurgias foram suspensas e nos preocupa essa quantidade de pacientes que vai sendo represada, sofrendo com a espera da cirurgia”, esclareceu Dr. Neisdon.

- Advertisement -
- Advertisement -

A recomendação foi aprovada por unanimidade e os deputados reforçaram que, embora a Sesau em frente a pandemia, não pode deixar de seguir o fluxo de cirurgias eletivas, sob pena de colocar em risco ainda mais a saúde dos pacientes.

- Advertisement -

Outra recomendação aprovada, defendida pelo deputado Chiquinho da Emater, apoiada de forma unânime pelos parlamentares, foi a necessidade de o Governo concluir as obras do Hospital de Guajará-Mirim. “Está praticamente pronto e precisa ser colocado em funcionamento de imediato, para ser mais uma unidade à disposição dos rondonienses, contribuindo nesse momento de crise”, explicou Chiquinho.

Ezequiel Neiva disse que a Comissão segue acompanhando e contribuindo para as discussões e a definição de ações. “Nesta quarta-feira (15), realizamos uma grande reunião, com a cúpula da Sesau, quando muitos esclarecimentos foram prestados e outros ficaram pendentes e aguardamos o posicionamento do Governo. Vamos seguir atuando para que o Estado possa superar esse momento de crise com o Coronavírus”.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas