Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


A Polícia Civil, alerta a população sobre o aumento de crimes digitais

- anúncio-

A Polícia Civil, alerta a população sobre o aumento de crimes digitais

Infelizmente, estelionatários ultrapassam os limites da dignidade humana e mesmo em tempos de pandemia, cometem golpes, vitimando até os mais cuidadosos. Um golpe antigo, mas que sempre volta a ser executado é do amigo que pede dinheiro emprestado a partir da criação de perfis falsos em redes sociais.

Evitar a exposição da rotina cotidiana em redes sociais, pois eles são citados nas mensagens enviadas por  perfis falsos, dando credibilidade ao receptor;

- Advertisement -
- Advertisement -

Confirmar se a pessoa que está pedindo empréstimo é de fato a conhecida. O que pode ser feito com uma ligação, antes da transferência. É relevante a confirmação, através de ligações, se possível e vídeo, anterior a transferência de valores. Esse pequeno cuidado pode evitar muita dor de cabeça.

- Advertisement -

Outra orientação é revisar periodicamente a lista de amizades na rede social para verificar se existem nomes que se repetem. “E também faça uma busca na rede pelo seu nome para garantir que não existe alguma conta falsa utilizando seus dados”.

Além de tomar esses cuidados, é possível mudar as configurações de privacidade da conta na rede social, evitando que os dados fiquem expostos a curiosos.

Denúncias

Quem perceber que teve a página no Facebook clonada pode denunciar via Delegacia Virtual, no site www.delegaciavirtual.ro.gov.br. Também é necessário reunir o máximo de informações a respeito dos criminosos. “O favorecido da conta bancária passada pelo golpista, por exemplo, já pode ser o primeiro indiciado no processo.” “Desconfie de abordagens em portas e banco nas quais o indivíduo pede para receber um valor por meio da sua conta. Você pode ser participante de um crime sem saber”.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas