Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


‘Vírus já pode estar entre nós, então não saia de casa’, pede secretário de RO

- anúncio-

Secretário Fernando Máximo pede para população não sair de casa — Foto: Facebook/Reprodução

O secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, pediu nesta quinta-feira (19) que a população de Rondônia evite circular na rua sem necessidade e também ajude o estado na prevenção do novo coronavírus.

“Não é pra sair de casa, as pessoas têm que entender isso. Nós não temos caso confirmado em Rondônia, graças a Deus, mas isso pode acontecer. O vírus já pode estar entre nós e não podemos deixar se espalhar”, diz.

Ainda segundo o secretário, o governo local está ‘apertando um pouco mais as medidas de segurança’, pois a equipe está observando experiências de países que tiveram sucesso nas medidas de prevenção, como o Japão.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Queremos aplicar as experiências em Rondônia para evitar uma epidemia local, que poderia resultar em muitas mortes e casos graves. Nós não queremos isso e precisamos do apoio incondicional da população”, pede.

- Advertisement -

Na mesma transmissão, que teve a participação conjunta do governador Marcos Rocha, o secretário Fernando Máximo pediu que pais não levem os filhos a parquinhos e nem se aglomerem em supermercados.

“Ao invés de ir a família toda no mercado, vai apenas uma pessoa fazer as compras. Não leve seus filhos no parquinho. É para todos ficarem em casa, isolados”, aconselha.

Até o último balanço do Ministério da Saúde, Rondônia contabiliza 61 casos suspeitos e dois descartados.

Testes da Covid-19 em Rondônia

Durante a live com Fernando Máximo, o governador anunciou que Rondônia fará exames específicos para o novo coronavírus a partir desta quinta-feira.

Anteriormente, todas as amostras dos pacientes locais eram enviadas a estados que possuem laboratórios de referência do Ministério da Saúde. Com isso, o resultado demorava mais de uma semana para sair.

A partir de agora, os exames serão feitos em Porto Velho porque Rondônia recebeu os kits do Ministério da Saúde e uma biomédica do Lacen foi treinada em Belém para testar as amostras com suspeitas da Covid-19.

“A gente já vai poder fazer o teste em Rondônia a partir de hoje”, afirmou Marcos Rocha, que usou máscara durante toda a transmissão.

Os resultados dos exames feitos em Porto Velho devem ficar prontos entre 48 e 72 horas, dependendo da demanda.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas