Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Vereadores aprovam projeto de Samir Ali que torna preferencial o atendimento a pessoas com fibromialgia

- anúncio-

Foto: Dicom/Reprodução

Na noite da terça-feira (3), a Câmara de Vereadores de Vilhena aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 5.589/2019, de autoria do vereador Samir Ali (PSDB), que torna preferencial o atendimento a pessoas com fibromialgia.

“O projeto vai beneficiar e proporcionar facilidade à vida das pessoas que possuem essa doença”, afirmou Samir.

De acordo com o projeto, a prefeitura expedirá gratuitamente um cartão para identificação dos beneficiários, mediante declaração médica firmada por reumatologista.

- Advertisement -
- Advertisement -

A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

- Advertisement -

A fibromialgia é um problema bastante comum, visto em pelo menos em 5% dos pacientes que vão a um consultório de Clínica Médica e em 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de Reumatologia. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Após a aprovação, o projeto agora vai para o Executivo para sanção.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas