Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Texto final do PCCS é entregue ao Sindsul: benefícios são principal avanço para servidores municipais em vários anos

- anúncio-

Foto: Semcom

A direção do Sindsul (Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia) se reuniu na manhã desta terça-feira com o prefeito Eduardo Japonês e secretários municipais para apresentação final do texto do PCCS (Plano de Cargo, Carreiras e Salários). O documento já debatido ontem mesmo em assembleia dos servidores e, posteriormente, deve seguir para a Câmara Municipal de Vereadores. Os benefícios do plano são os avanços mais significativos conseguidos pela classe desde que os pedidos pelo PCCS começaram, há vários anos.

“Desde que assumi a Prefeitura estou me esforçando ao máximo para liberar margem na folha de pagamento e isso pode ser visto pelos números: chegamos ao menor índice de gastos com pessoal em relação ao orçamento da história da Prefeitura, saindo de quase 55% no primeiro quadrimestre de 2018 para 46,2% no último quadrimestre de 2019. Extinguimos várias portarias de valores altos, reduzimos as nomeações de grandes salários e, mesmo assim, valorizamos os efetivos. Isso é importante e necessário”, explica Eduardo Japonês.

O texto final do PCCS prevê impacto de R$ 2,8 milhões no orçamento anual, sem contar as gratificações que poderão ser adicionadas ao montante, com impacto adicional de mais R$ 1,5 milhão. O recurso disponível após vários cortes já mencionados vai beneficiar mais de mil servidores que estão nas categorias que menos recebem atualmente na Prefeitura.

- Advertisement -
- Advertisement -

“A maioria destes que estão sendo beneficiados recebe apenas um salário mínimo. É um primeiro passo importante e muito grande. O maior de todos que a Prefeitura já deu na valorização de seus servidores, visto que o PCCS é um pedido de muitos anos que só agora foi possível, nesta gestão”, garante o secretário municipal de Administração, Welliton Oliveira.

- Advertisement -

O presidente do Sindsul, Wanderley de Campos, se mostrou pessoalmente feliz com a proposta da Prefeitura, apresentada após vários anos de reuniões negadas em outras administrações. “Apesar de eu ser bem neutro e até mesmo apolítico, tenho de dizer que essa gestão é muito aberta à negociação e diálogo com os servidores. Este PCCS é um avanço enorme. Continuaremos, inclusive, em reuniões com a Prefeitura para garantir mais avanços para o ano que vem, após o período eleitoral”, explicou.

Servidora efetiva da Prefeitura de Vilhena há mais de 10 anos, a secretária municipal de Educação, Vivian Repessold, estava na reunião e lembrou a história de luta dos servidores municipais. “Nunca houve esse direito e abertura de o sindicato se reunir com o prefeito. Sou servidora há muito tempo e sou feliz de participar das transformações que tanto queremos. Até porque esse é um trabalho que vai continuar, para implantar mais melhorias assim que possível”, completa.

O texto já foi analisado preliminarmente no sindicato na noite desta terça-feira, 3, e deve ser motivo de mais análises nesta quarta-feira. De acordo com a presidência do sindicato, a maioria concordou com o texto apresentado, que ainda depende de encaminhamento para análise e votação na Câmara Municipal de Vereadores. Importante para reconhecer o valor dos servidores do município, o documento é produto de várias reuniões entre servidores, sindicato, Prefeitura e representantes da Câmara.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas