Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Petrobras faz importação adicional de gás de cozinha e reduz preço em 10%

- anúncio-

Sede da Petrobras no Rio de Janeiro — Foto: Daniel Silveira/G1

A Petrobras informou nesta segunda-feira (30) que contratou a importação adicional de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), num momento em que consumidores em alguns pontos do país realizaram uma corrida às compras do chamado gás de cozinha, em meio a preocupações com a oferta devido a medidas de controle do coronavírus.

A Petrobras anunciou a importação de três navios carregados com GLP, cada um com capacidade de 20 milhões de quilos, ou o equivalente a 1,6 milhão de botijões de cozinha, para reforçar o abastecimento do país, segundo nota da companhia.

O primeiro navio está programado para chegar nesta segunda-feira, enquanto os outros dois em 6 e 10 de abril.

- Advertisement -
- Advertisement -

A petroleira destacou, dessa forma, que “não há qualquer necessidade de estocar GLP neste momento, pois não haverá falta de produto para abastecer a população”.

- Advertisement -

O ponto mais crítico sofrido com atraso na reposição do produto para a venda nos últimos dias foi o município de São Paulo, onde as compras chegaram a subir 20%, segundo cálculos do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).

Segundo o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello, a situação deverá ser totalmente normalizada em uma semana, no máximo.

“A gente não percebe um aumento do consumo de GLP, a gente percebe neste momento uma antecipação de compra”, disse Bandeira de Mello à Reuters, destacando que estão sendo realizadas campanhas para estimular o consumo consciente e solidário durante o período de isolamento social.

Comportamento e preços

Bandeira de Mello pontuou que agentes do setor de GLP haviam se preparado para enfrentar o atual momento de combate ao coronavírus e garantiu que toda a logística necessária para o abastecimento está funcionando normalmente. Atualmente, 96% dos lares brasileiros consomem gás de cozinha, acrescentou.

O presidente do Sindigás disse ainda que cálculos preliminares feitos por distribuidoras indicaram que não haverá um aumento importante do consumo de GLP no Brasil durante o período de isolamento social para o combate ao novo coronavírus, apesar de uma possível mudança no perfil do consumo.

Isso porque enquanto as residências podem elevar o consumo de GLP, com uma presença maior das pessoas em casa, indústria e comércio devem reduzir sua demanda.

Preço menor

Em paralelo, a Petrobras reduzirá em 10%, para R$ 21,85, o preço médio do botijão de 13 kg de GLP, utilizado em residências, a partir de terça-feira. No acumulado do ano, a redução é de cerca de 21%.

“A Petrobras conta com as distribuidoras e revendedores para que essas reduções do preço do botijão de gás cheguem até o consumidor final”, disse a empresa em nota.

À Reuters, Bandeira de Mello destacou que está pedindo aos consumidores que denunciem qualquer tipo abuso de preços para que as medidas necessárias possam ser tomadas.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas