Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Rio Madeira chega a 15,33 metros e segue na cota de alerta

- anúncio-

Foto: Reprodução

O rio Madeira chegou a 15,33 metros neste domingo (16), em Porto Velho, e segue na cota de alerta pelo quarto dia consecutivo.

Segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira, a água chegou ao nível de alerta [de 15 metros] na última quarta-eira (12).

Com o rio subindo diariamente, a prefeitura divulgou nota e diz já estar adquirindo cestas básicas e água mineral “para distribuição às famílias monitoradas, caso haja necessidade de abastecimento das famílias do baixo madeira”.

- Advertisement -
- Advertisement -

O baixo madeira compreendendo os distritos de Calama, São Carlos, Nazaré e Demarcação e do médio madeira, que abrange os bairros da Balsa, Pedrinhas, São Sebastião e Nacional.

- Advertisement -

Estudos da Prefeitura de Porto Velho indicam que 400 residências devem ser atingidas quando o rio atingir 16 metros.

O nível do rio aumenta disparadamente desde 8 de fevereiro, quando saiu de 13,99 metros para 14,54 metros em 24 horas. A subida repentina do nível do rio é resultado das intensas chuvas na cabeceira do rio Madeira, na Bolívia.

Cheias históricas

Segundo a Defesa Civil, 17 metros é a cota de transbordamento para uma eventual cheia na capital.

Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira passou dos 19 metros. Milhares de pessoas foram retiradas de casa.

Outro ápice do nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas