Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Cabixi, Corumbiara e mais 6 municípios de RO ainda não têm internet 4G; veja

- anúncio-

Tecnologia 4G permite navegar na internet com maior rapidez — Foto: Pixabay

Sete anos depois de estrear no Brasil, a internet 4G ainda é uma tecnologia que não chega para 60 mil moradores de Rondônia. É o que revela um levantamento exclusivo feito pelo G1.

Neste mês de janeiro, 8 dos 52 municípios rondonienses não têm sinal 4G de nenhuma operadora, segundo dados obtidos através da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Veja as cidades onde a cobertura de internet 4G não chega em Rondônia:

- Advertisement -
- Advertisement -
  1. Alto Alegre dos Parecis (13.227 habitantes)
  2. Cabixi (5.438 habitantes)
  3. Cacaulândia (6.190 habitantes)
  4. Corumbiara (7.567 habitantes)
  5. Nova União (7.047 habitantes)
  6. Novo Horizonte do Oeste (8.751 habitantes)
  7. Parecis (5.947 habitantes)
  8. São Felipe D’Oeste (5.280 habitantes)

Até o momento, conforme a Anatel, essas oito cidades recebem apenas a cobertura de internet móvel 3G. Já as outras 44 cidades são cobertas pela rede 4G.

- Advertisement -

Quais operadoras oferecem 4G em Rondônia?

Claro, Oi, Tim e Vivo são as únicas operadoras que oferecem sinal 4G em Rondônia. A Claro, por sua vez, lidera a área de cobertura de internet: são 38 cidades atendidas.

Já a Vivo está presente em 25 cidades, enquanto que a TIM fornece sinal 4G a 25 municípios. A Oi tem a menor área de cobertura em Rondônia: 9 cidades.

Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho e Rolim de Moura são as únicas cidades do estado que recebem 4G das quatro operadoras. Porém, Candeias do Jamari, região metropolitana da capital, tem internet 4G de três empresas (Claro, Tim e Vivo).

Em 20 dos municípios cobertos pelo sinal 4G, segundo levantamento, os moradores só recebem cobertura de uma única operadora. Como em Alto Paraíso, Campo Novo, Chupinguaia, Costa Marques, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Pimenteiras, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia, São Francisco, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

Dificuldade da expansão 4G

A ampliação da rede tem um custo elevado às operadoras, sendo o principal motivo para o estado não estar 100% coberto com a tecnologia 4G.

Um cronograma da Anatel definia que, até o fim de 2017, as operadoras de telefonia instalassem a internet 4G em todas as cidades que tinham entre 30 e 100 mil habitantes.

Já para cidades com menos de 30 mil pessoas, como a maioria de Rondônia, a adesão do 4G deve ocorrer até o fim de 2020.

O que dizem as operadoras sobre o 4G em RO?

Ao G1, a Claro diz que está “investido constantemente em sua rede móvel de última geração, para atender o crescimento da demanda por novos serviços e oferecer sempre inovação e qualidade aos rondonienses”. A operadora diz existir um projeto de ampliação da rede 4G em andamento e que atualmente oferece internet 4.5G (uma velocidade até dez vezes maior que o 4G) em 38 cidades rondonienses.

Em nota, a Oi diz ter investido R$ 41 milhões de janeiro a setembro de 2019 e afirma que o planejamento para 2020 da companhia está sendo fechado, mas está “priorizando a modernização da infraestrutura e expansão da capacidade da rede, a realização de ações preventivas com aumento de produtividade e a digitalização para oferecer uma melhor experiência aos clientes”.

A empresa TIM informou que, ao longo deste ano, a empresa “seguirá investindo em infraestrutura para aprimorar a cobertura e a qualidade dos serviços prestados”.

Já a Vivo informou avaliar “constantemente a possibilidade de ampliações de sua rede para oferecer o melhor serviço a seus clientes em todo o país, considerando a demanda e critérios técnicos para expansão de seu atendimento”.

Diferença da internet 3G e 4G

A tecnologia 4G é conhecida por aumentar a velocidade da conexão à internet através de dispositivos móveis, como smartpones e tablets. Enquanto o sinal 3G tem velocidades a partir de 144 Kbps, a 4G pode chegar até 1 gibabit por segundo, permitindo que o internauta assista vídeos em alta resolução e sem travamentos.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas