Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Rondônia está entre os finalistas do concurso de café mais concorrido do país

- anúncio-

O evento reúne diversos segmentos da cafeicultura.

O concurso que vai eleger o melhor café do Brasil nas variedades canéfora e arábica reuniu 180 amostras de todo o país em Minas Gerais. Rondônia, que concorre na categoria canéfora conquistou nove vagas e três já estão classificados como finalistas. O resultado que definirá os grandes vencedores deste ano sairá nesta sexta-feira (22).

O concurso Coffe of The Year 2019 (COY) acontece durante a Semana Internacional do Café que está sendo realizada no Expominas, em Belo Horizonte-MG. O evento reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de café em uma grande exposição que envolve o que há de melhor em ações, técnicas e tecnologias na produção e industrialização de café com foco no conhecimento, inovação, mercado, consumo, negócios e empreendedorismo da cafeicultura brasileira.

As 180 amostras são apresentadas passaram pela avaliação de profissional qualificados Q-Graders licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI), que selecionaram amostras para degustação. Essas amostras receberão pontuação através da votação popular e as 35 melhores classificadas concorrem ao título de melhor café do ano.

- Advertisement -
- Advertisement -
Nove cafeicultores de Rondônia foram classificados para o prêmio de melhor café do Brasil.

Rondônia tem se destacado entre os melhores cafés brasileiros na categoria canéfora. Conhecido na região norte como robusta amazônico, o café rondoniense já conquistou os segundo e terceiro lugares no ano de 2017, elegendo respectivamente Tiago Novaes e André Kalk, como os melhores café do Brasil, ficando atrás somente do café produzido em Manhuaçu, na região das matas de Minas.

- Advertisement -

Em 2018, três cafeicultores rondonienses foram classificados entre os dez melhores cafés do Brasil, fazendo com que grandes empresas começassem a voltar seus olhos para o estado com vista na compra da produção local. Neste ano, das 30 vagas existentes na categoria canéfora, nove foram ocupadas por rondonienses e três deles já estão na final, aguardando o resultado do concurso que deverá sair nesta sexta-feira (22).

Os classificados foram:
– Wilson Nakodah Surui, da Aldeia Kabaney, Cacoal-RO;
– Alex Marques de Lima, da Chácara Esperança, Alto Alegre dos Parecis-RO;
– Poliana Perrut de Lima, da Chácara Paraná, Novo Horizonte do Oeste-RO;
– Rozeli Joventina da Silva, da  Chácara Santa Luzia, São Miguel do Guaporé-RO;
– Nilton Marques de Lima, do Sítio Bom Sucesso, Alto Alegre dos Parecis-RO;
– Elivelton Bonfante, do Sítio Folha Verde, Nova Brasilândia do Oeste-RO,
– Leandro Dias Martins, do Sítio Meu Pedacinho de Chão, Cacoal-RO;
– Dione Mendes Bento, do Sítio Rio Limão, Cacoal-RO; e
– Ronaldo da Silva Bento, também do Sítio Rio Limão, Cacoal-RO.

Os três finalistas são: Nilton Marques de Lima, Dionne Mendes Bento e Wilson Surui.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas