Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Prefeitura de Pimenteiras implanta sistema de tratamento de água do programa Salta-Z

- anúncio-

A Prefeitura do Município de Pimenteiras do Oeste implantou no Distrito de Laranjeiras, o sistema de tratamento de água através do programa Salta-Z junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para atender as comunidades ribeirinhas do município.

Segundo o Prefeito Olvindo Luiz Dondé (PDT), o sistema Salta-Z foi criado para atender pequenas comunidades. Ele consiste em uma pequena estação de tratamento, onde a água captada no rio é tratada tornando-a potável e livre de impurezas. Com isso evita que os moradores contraiam doenças de veiculação hídrica, muito comum na Amazônia. O objetivo da tecnologia é o melhoramento no abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, por meio de alternativas para a clarificação, filtração e desinfecção em água do Rio ou superfícies subterrânea.

- Advertisement -
- Advertisement -

Para o Secretário Municipal de Saúde Moises Herrera Penha (PDT), o sistema Salta-Z é uma tecnologia de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção simplificada, que faz uso de filtros e dosadores de construção. Com montagem artesanal, é fácil de operar e apresenta resultados da água compatível aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

- Advertisement -

O projeto Salta-Z, visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade, por meio do fornecimento de água tratada através da Solução Alternativa Simplificada Coletiva de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta- Z).

A Secretaria de Saúde através da vigilância sanitária participa ativamente monitorando através de visitas, a saúde das famílias nas comunidades, bem como também tem trabalhado na prevenção de doenças relacionadas a veiculação hídrica, levando relevantes informações sobre os objetivos desse projeto, disse Moises.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas