Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Polícia Civil alerta população sobre perfis falsos criados para aplicação de golpes

- anúncio-

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Judiciária Civil do Estado de Rondônia, por intermédio de sua Assessoria de Comunicação vem alertar a população para que evitem negociar bens em redes sociais como: facebooks, WhatssApp e outros.

A criação de perfis falsos (apesar de antiga), infelizmente, ainda fazem muitas vítimas. Com históricos no Orkut e MSN, ambos os serviços online já encerrados, o método de adotar identidades ilegítimas ocorre há muitos anos. Recentemente, tem aumentado o número de ocorrências noticiando contas falsas, chamadas “fakes”, criados no facebook com fins de aplicação de golpes. De maneira geral, essas contas usam fotos e informações de outras pessoas para conquistar amigos, roubar informações e realizar negociações de bens, pedindo sempre um crédito antecipado, como garantia de firmação da venda. Porém, após a transferência do valor solicitado, o vendedor exclui o perfil de facebook, vitimando inocentes.

Criminosos vêm falsificando perfis de Facebook de pessoas idôneas, como funcionários públicos do Detran e até Delegados de Polícia.  Nestes casos, eles divulgam venda de veículos  sempre abaixo do preço de mercado, aguçando os olhos dos compradores. Em outras situações, bandidos se passam por compradores.

- Advertisement -
- Advertisement -

Uma das formas de denunciar um fake no Facebook é ir até o perfil do usuário fake, clicar no menu de três pontinhos(ao lado de Mensagem) e, em seguida, “Fornecer feedback ou denunciar este perfil”. A partir daí, o Facebook vai investigar a idoneidade do perfil. O nome de quem denunciou não será relevado.  O acusado de criar perfil falso infringe o artigo 307 do Código Penal e pode pegar de 3 meses a 1 ano de prisão somente pela falsa identidade.

- Advertisement -

Por esse motivo, esta Assessoria vem informar dez importantes dicas podem lhe ajudar a identificar este crime e evitar que você perca seu dinheiro:

1)      Preço bem abaixo do valor de mercado!!! Estranhe!!! Quando o valor do bem estiver consideravelmente abaixo do valor de mercado, cerca de 40%!!! Pois a cobiça dos olhos é o primeiro passo para a queda neste golpe;

2)      Procedimento irregular!!! Estranhe quando a documentação não está no nome do vendedor ou ainda, quando apresentarem uma proposta que foge da legalidade jurídica, como facilidades para obtenção da CNH. Isso é golpe!!! Não pague nada sem a devida documentação preenchida e reconhecida em cartório.

3)      Dados bancários em nome de terceiros ou de agência bancária de outro estado. Estranhe, pois após o depósito, a Polícia Civil tem  dificuldades para recapturar seu erário.

4)      Uma das formas do golpe ocorre quando o vendedor solicita sigilo ou para que conte uma história diferente da real;

5)      Na suspeita de casos de golpes, pesquise na internet a existências de casos parecidos;

6)      Suspeite quando houver um intermediador de compra e venda, exceto se possuírem a devida procuração;

7)      Nunca realize depósitos em contas correntes em nome de terceiros, ou seja,  nomes diferentes do documentos do bem;

8)  Antes de transferir o documento do bem, em cartório, certifique-se do crédito real do dinheiro na sua conta bancária. Pois, existem muitos  golpes de depósitos com cheques sem fundo, geralmente nas sextas-feiras, dificultando o acesso ao banco.

9)      JAMAIS CONCORDE EM MENTIR, passando informações falsas a respeito do carro ou transação a pedido da pessoa que se diz interessada  na compra. Deixe tudo bem esclarecido, converse com a pessoa que está interessada em comprar o veículo e fale a VERDADE a respeito da negociação;

10)  Fique atento a regionalidade, ao sotaque com quem você está negociando, geralmente esses estelionatários são de outros estados.

A Polícia Judiciária Civil do Estado de Rondônia está trabalhando com afinco para combater esses crimes, através dos Serviços de Investigação e captura em parceria com instituições bancárias, mas orienta a População para que tome os devidos cuidados e em caso de suspeita destes crimes e comunique a Polícia, via seu telefone 197.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas