Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Pimenteiras comemora 24 anos de emancipação político-administrativa

- anúncio-

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Pimenteiras do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, preparou uma programação especial, repleta de entretenimento, para comemorar o 24° Aniversário de Emancipação Político-administrativa do município.

As atrações iniciarão na quinta-feira, 28, no Centro de Eventos Paula Leite Ribeiro do município, e na sexta-feira, 29, o encerramento com as solenidades do aniversário de Pimenteiras.

O prefeito Olvindo Luiz Dondé (PDT) e sua vice-prefeita Valéria Aparecida Garcia (PP), através da Secretaria Municipal de educação, Cultura e Esporte, convida a população para participarem das atividades de comemoração do aniversário da cidade.

- Advertisement -
- Advertisement -

A administração do prefeito Olvindo Dondé parabeniza a toda à comunidade de Pimenteiras pela passagem desta data tão importante e agradece a participação e a colaboração de toda a população na busca do desenvolvimento do município.

- Advertisement -

O Prefeito Olvindo falou sobre a importância do município em respeitar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O Prefeito Dondé tem sempre respeitado e cuidado de respeitar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal como a folha de pagamentos dos funcionários e outros investimentos que a prefeitura tem prioridade em fazer. Isso é importante para que o município tenha um equilíbrio nas suas contas públicas e não venha passar por sufoco e pela crise que outros municípios da região têm passado”, concluiu.

Histórico de Pimenteiras do Oeste – Rondônia

O município de Pimenteiras do Oeste, localizado à beira do Rio Guaporé, foi criado em 27 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual n.º 645. Gentílico: pimenteirense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Pimenteiras, pela Lei Estadual n.º 071, 05-08- 1983. Subordinado ao município de Cerejeiras. Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Pimenteiras, figura no município de Cerejeiras. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. Elevado à categoria de município com a denominação de Pimenteiras do Oeste, pela Lei Estadual n.º 645, de 27-12-1995, desmembrado de Cerejeiras e Cabixi. Sede no atual distrito de Pimenteiras do Oeste (ex-Pimenteiras). Constituído do distrito sede. 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Pimenteiras para Pimenteiras do Oeste alterada pela Lei Estadual n.º 645, de 27-12-1995.

O processo de ocupação do espaço natural onde hoje se localiza o Município de Pimenteiras do Oeste originou-se da fuga dos escravos procedentes de Vila Bela da Santíssima Trindade do Estado de Mato Grosso. Os escravos fugindo de Vila Bela dirigiam-se para o Norte, seguindo o curso do Rio Guaporé. Embora haja referências quanto a este processo que teria se iniciado nos séculos XVII e XVIII, o que nos parece mais certo é que a fundação de quilombos ocorreu durante o primeiro Ciclo da Borracha, entre 1877 a 1914. A área da fazenda Santa Cruz constituiu uma expressão dessa realidade e tornou-se o germe do povoado e, hoje, município. Na localidade de Laranjeiras, até hoje existente como um povoado e que abriga cerca de 70 moradores, tivemos outro núcleo de ocupação que, segundo informações foi fundado pelo seringueiro veneziano Américo Casara.

Do que foi exposto até aqui, podemos afirmar que a matriz de onde se originou o processo de ocupação da área foi Vila Bela da Santíssima Trindade; o deslocamento dos negros fugitivos consolidou-se com o povoado da Fazenda Santa Cruz, em conseqüência do Primeiro Ciclo da Borracha. “Francisco Matias, pesquisador da História Política de Rondônia, afirma:” Os lotes Pimenteiras, contíguos ao lote Barranco Vermelhos, situados no pontal do Rio Cabixi com o Rio Guaporé, foram doados à firma exploradora de borracha silvestre Stofen, Sechemak, Muller & Cia, no dia 25 de janeiro de 1913. A 03 de abril de 1929, foi doado a João Nepomuceno Ceballo pelo governo do Estado de Mato Grosso. Essa doação, contudo foi retificada pela Secretaria de Terras e Obras Públicas de Mato Grosso que expediu certidão em 10 de fevereiro de 1943, confirmando a posse à firma alemã Stofen, Sechemak , Muller & Cia”. Com o declínio do Ciclo da Borracha, Pimenteiras passou a viver basicamente da pesca nos rios Guaporé e Cabixi.

A região estava muito isolada. O acesso só era possível por barco ou via área. Em 13 de setembro de 1943 ocorreu a criação do Território Federal do Guaporé, em terras desmembradas do Mato Grosso e Amazonas. O lote Pimenteiras que pertencia ao Estado de Mato Grosso passou a integrar o Território Federal do Guaporé, posteriormente denominado Rondônia.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas