Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 16 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Paratletas de RO brilham no 1º dia das Paralimpíadas Escolares com 22 medalhas conquistadas

- anúncio-

Kihara Lohane Campos conquistou o ouro no atletismo

Os alunos paratletas de Rondônia mostraram todo o potencial logo no primeiro dia de disputa da edição 2019 das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, com a conquista de 22 medalhas, sendo 10 de ouro, 9 de prata e 3 de bronze.

O maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar se estenderá até sexta-feira, 22. Ao todo, estão disputando mais de 1.200 alunos paratletas dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Agora, a expectativa é para esta quinta-feira, 21, segundo dia de disputa das Paralimpíadas Escolares. Com os resultados de quarta-feira, 20, Rondônia já saltou para a quinta posição na classificação geral somente no atletismo, ficando atrás de São Paulo (Estado anfitrião), Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pará.

- Advertisement -
- Advertisement -

A conquista de medalhas nas Paralimpíadas Escolares foi aberta logo no início da manhã de quarta-feira. A aluna paratleta Kihara Lohane Campos abriu o caminho do pódio para Rondônia, ao conquistar o ouro no atletismo na prova de arremesso de peso, categoria F12, com o alcance de 6,33 metros.  “É a segunda vez que participo das Paralimpíadas Escolares e tenho me dedicado ao máximo para chegar a bons resultados. Nossa equipe é muito boa e demonstra que podemos, sim, alcançar nossos objetivos. Quero deixar uma mensagem: nunca desista de seus sonhos. Estou me dedicando para um dia chegar a defender o Brasil”, disse a pequena Kihara, de 12 anos, aluna do 7º ano da escola Santa Marcelina, em Porto Velho. Kihara Lohane ainda conquistou o primeiro lugar na prova de 60 metros, categoria T12, com o tempo de 11s02.

- Advertisement -

Quem também se destacou foi o jovem aluno Luiz Gabriel Amaral, ficando em primeiro lugar na prova de 60 metros, classificação T36, desbancando paratletas do Paraná e do Pará. Luiz Gabriel não conquistou somente a medalha de ouro, mas também a simpatia de várias pessoas pela educação e carisma que apresenta.

O aluno paratleta Weley da Silva Picetti – que teve a missão de levar a bandeira do Estado na cerimônia de abertura – também teve lugar no pódio, ficando em primeiro lugar nos 100 metros, classificação T35, superando Rio Grande do Sul e Maranhão. No primeiro dia de provas também teve dobradinha rondoniense no pódio. No arremesso de peso, as alunas Ana Júlia Zanchet Capra (da Coopevi – Vilhena) e Adriele Ferreira (da Apae – Jaru), conquistaram a prata e bronze, respectivamente.

Luiz Gabriel conquistou o lugar mais alto do pódio

Também se destacou a aluna Jaciara Rebeca, ficando em primeiro lugar na prova de arremesso de peso, com a marca de 4,94 metros. A aluna Mirian Keninfler Mota também garantiu o primeiro lugar na prova de arremesso de peso, classificação F44. O aluno Wesley de Souza Andrade encerrou a prova de lançamento de dardo em primeiro lugar, na F12, com a marca de 11,58 metros. Outro que se destacou foi o paratleta Lorhan da Silva que ficou no primeiro lugar na prova de lançamento de pelota, classificação F44.

O chefe da delegação de Rondônia, Ítalo Rodrigo, destacou o empenho dos alunos, bem como a dedicação de cada técnico, professor e staff que compõem a equipe rondoniense nas Paralimpíadas Escolares. Ítalo voltou a ressaltar o comprometimento do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, que acreditou na atual equipe da Seduc para o desenvolvimento do paradesporto.

Conforme apresentado pelo chefe da delegação rondoniense, no primeiro dia foram conquistadas 10 medalhas de outro, sendo 8 no atletismo, uma no judô e uma na natação; 9 medalhas de prata, com 8 no atletismo e uma no judô; e 3 medalhas de bronze, no atletismo.

As Paralimpíadas Escolares são disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Conforme o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mais de 1.200 paratletas participam do evento, em modalidades como: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas