Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Pais incentivam atletas rondonienses nos Jogos Escolares da Juventude em SC

- anúncio-

Avô (Bunichi Matsubara) e mãe (Juliana Saldanha) de judocas rondonienses comentam atuações dos atletas no tatame – Foto: Paulo Sérgio/Secom

Que o apoio dos pais no desenvolvimento dos filhos seja fundamental na construção da identidade esportiva ninguém deve ter dúvida. Atletas do judô e do basquetebol que defendem a bandeira de Rondônia no brasileiro escolar estão recebendo esse apoio e sendo estimulados a dar o melhor no tatame e na quadra.

A tri-campeã estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), judoca Natália Balbinot, 14 anos, conta com o prestígio da mãe Juliana Saldanha em Blumenau (SC). “Acompanhar a menina é um privilégio. A atleta se sente mais confiante”, disse Saldanha, ao participar ativamente dos interesses da filha, que é da categoria -48kg, e estudante da escola estadual Paulo de Assis, em Colorado do Oeste.

Desbravador do judô em Rondônia, Bunichi Matsubara acompanha de perto, em Santa Catarina, o neto Yuki e outros três judocas de Colorado do Oeste. Prestes a completar 80 anos de idade, Matsubara está bem ativo na modalidade esportiva que tem origem no país de nascimento, o Japão.

- Advertisement -
- Advertisement -

“É um presente educar, treinar e assistir as lutas do neto. Criança precisa de disciplina. E isso nós ensinamos e cobramos”, disse Matsubara, que ainda dá aulas de judô em academia própria.

- Advertisement -

O desportista Antônio Sáuma acompanha o filho, o armador Eduardo Sáuma, pela segunda vez em competição grande fora de Rondônia. A primeira viagem foi a Palmas (TO), quando a equipe do garoto foi campeã e garantiu a vaga no basquete infantil dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que segue até o próximo dia 30, em Blumenau (SC).

Pai do armador infantil do basquete aponta erros e acertos do filho após final de partida – Foto: Paulo Sérgio/Secom

“Estar com o filho em torneios esportivos, sejam grandes ou pequenos, é muito importante. É nesse momento que passamos mais credibilidade, tranquilizamos o atleta e o alertamos para os cuidados em não cometer erros nas partidas”, disse Antônio Sáuma, experiente jogador de basquete.

No domingo (17), a estreia da equipe do menino Sáuma, que completa 13 anos nesta segunda-feira (18), não foi das melhores. O time, do colégio Classe A, de Porto Velho, perdeu a primeira partida para os gaúchos do colégio CEAT, de Lajeado. “O puxão de orelhas serviu para me orientar e corrigir falhas”, disse o garoto, ao final da partida. “Pai e mãe quer o sucesso do filho. É muito importante essa presença. Sinto-me mais seguro”, afirma o garoto.

CAMPING

Antes de viajar a Santa Catarina, os judocas e atletas dos basquetes rondonienses participaram de um camping em Porto Velho. “A concentração, treinos e palestras motivacionais foram atrativos a mais preparado para proporcionar o melhor aos nossos atletas”, disse o chefe de delegação, professor Expedito Santana, ressaltando a ação do Governo de Rondônia em reforço ao esporte escolar. “Nossos atletas foram tratados com padrão de primeiro mundo”, frisou o sensei José de Oliveira.

Delegação de Rondônia – Foto: Paulo Sérgio/Secom

Para Juliana Saldanha, as atividades aplicadas em Porto Velho foram espetaculares. “Conversei com vários atletas e os sentimentos deles transbordam emoção e gratidão”, comentou Saldanha, que, a exemplo do demais parentes de atletas, viajou a Blumenau por conta própria.

Alunos-atletas do basquete infantil e juvenil masculino e das modalidades de Wrestling (luta olímpica) e judô dos gêneros masculino e feminino seguem competindo nos JEJ até quarta-feira (20). Na quinta-feira (21) os rondonienses do segundo bloco se credenciam na Vila Germânica para as competições das modalidades de atletismo e badminton. De 26 a 30, os alunos-atletas representam Rondônia no JEJ nas modalidades de ciclismo, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Recheada de atrativos artísticos, músicas e danças, a cerimônia de abertura aconteceu na noite de sábado (16), no ginásio Galegão. O JEJ é o principal evento esportivo escolar do país. É realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que em 2019 reunirá 4998 estudantes-atletas de 12 a 17 anos em 14 modalidades esportivas.

Rondônia participa em 11 modalidades. Os atletas foram classificados nas etapas estaduais dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), idealizado e organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O governo estadual custeia aos atletas e técnicos do interior as passagens rodoviárias dentro de Rondônia, além de adquirir os trechos aéreos de ida e volta para toda a delegação composta por 134 membros, entre atletas, técnicos e dirigentes.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas