Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Corpo de Bombeiros inicia dia 11 de novembro a campanha de Natal “Faça uma criança feliz, adote uma cartinha”

- anúncio-

Capitão José Joaquim da Silva – Foto: Folha de Vilhena

O 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM) em Vilhena vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro, o projeto social “Faça uma criança feliz, adote uma cartinha”. A ação social começou na cidade em 1990, pelo atual, Tenente da Reserva, Natalino Luiz.

De acordo com o Comandante do 3° GBM, capitão José Joaquim da Silva, a campanha solidária deste ano, será diferente das anteriores. “Nesse ano vamos fazer diferente. Não vamos mais entregar os presentes de casa em casa. Este ano, nós vamos dividir a cidade em 4 polos. E em cada polo, vamos estipular uma data para a entrega dos presentes.”

O Capitão explica que a finalidade da mudança, é atender ao máximo de crianças da cidade. Os presentes serão entregues dê 21 a 24 de dezembro e os bairros (polos) serão sorteados ao vivo em um programa de televisão local no dia 15 de dezembro. Segundo Joaquim, no ano passado, mais de 1.500 crianças receberam os presentes e a expectativa deste ano é dobrar esse número.

- Advertisement -
- Advertisement -

O Comandante destaca ainda, que o papel de Papai Noel deste ano, será feito pelo Soldado Ferroni. O bombeiro substituiu o Tenente Natalino Luiz, que atuou na função por mais de 20 anos em Vilhena. “Desde o ano passado, o soldado Ferroni tomou a frente deste trabalho. Ele que vai se vestir de Papai Noel e entregar os presentes”, disse.

- Advertisement -

Joaquim pontua que qualquer pessoa pode adotar uma cartinha e apadrinhar uma criança. Em sua mensagem de apoio, ele pede aos empresários e à população que abracem a causa e façam uma criança feliz. “Se você puder ajudar alguém, fizer uma criança feliz, você faz. Não vai te custar nada, porque muitas vezes, os pais não têm condições de dar um presente para ela. Então, como ano passado, nós pedimos aos empresários e a população que abracem essa causa e confiem no trabalho do corpo de bombeiros, porque nós fazemos isso com seriedade, fazemos isso com amor.”

O Capitão disse também que as cartinhas poderão ser entregues até o dia 15 de dezembro deste ano no Corpo de Bombeiros. Já os presentes poderão ser entregues até o dia 20 de dezembro, uma vez que a partir do dia 22 de dezembro começarão a serem entregues os presentes.

O Corpo de Bombeiros está localizado no centro de Vilhena, próximo à Praça Padre Ângelo Spadari. As cartinhas e os presentes poderão ser entregues no local, das 7h30 às 18h.

História do 1° Papai Noel

Natalino contou em entrevista ao Folha, no ano passado, que tudo começou em uma confraternização, onde ele se vestiu como o personagem de Natal. À época, entregas de agasalhos e alimentos na véspera de Natal, principalmente em Vilhena, era comum através de projetos sociais, desenvolvidos em bairros carentes do munícipio recém-formado.

O bombeiro conta que, embora afastado da prestação de serviço público, ele ainda se mantém na ativa participando de eventos sociais, programas e confraternizações de cunho filantrópico ou voltado a ações sociais.

“Em Cuiabá o projeto existente é um a nível nacional chamado Banho Solidário. Nele nós pegamos uns banheiros químicos, ganhamos umas carretinhas e adaptamos banheiros com chuveiros químicos. Depois disso, paramos com os banheiros em praças da cidade onde mais há dependentes químicos (de todas as idades, porque infelizmente lá isso é uma realidade), e aí nós trocamos uma marmitex por um banho e roupas limpas”, explica Natalino.

Motivação

Questionado sobre o que o motiva e o inspira a continuar nesse trabalho, o Papai Noel não hesita em responder: “Realização e história. Criar uma história, porque todos queremos, para deixar como exemplo para nossas futuras gerações. Eu escolhi porque gosto dessa profissão e do que ela representa”.

Natalino também relembra algumas das entregas mais emocionantes em sua jornada como o personagem que alegra a criançada da cidade e dos municípios em torno, como Chupinguaia, Rolim de Moura, etc. Como é o caso de uma entrega realizada em um presídio, onde ele atendeu ao pedido de uma mãe e levou roupas e uma carta dela para o jovem que cumpria pena à época.

“Depois que saiu, o jovem fez questão de vir aqui, me procurou e agradeceu. Fez até uma doação para o Natal daquele ano”, comenta o bombeiro, que mencionou também um caso recente de outro jovem detento que, após sair da pena, veio até ele agradecer por ter realizado a entrega de outro presente.

“Ele também procurou por nós, trouxe o filho pequeno que tem o sonho de ser bombeiro. Acabei extrapolando o calendário e me vestindo de Papai Noel para atender as crianças; um bombeiro fez questão de entregar o presente para a criança em questão, foi um momento emocionante”, disse ele.

A entrevista completa pode ser lida no link abaixo:

Desempenhando papel de Papai Noel em Vilhena há 25 anos, pioneiro passa bastão para novo bombeiro

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas