Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Aluna de escola municipal de Vilhena se classifica para semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

- anúncio-

Foto: Semcom

A estudante Júlia Silva Jovino, de 10 anos, se classificou para a semifinal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, que em 2019 tem como tema “O lugar onde vivo”. Aluna do 5° ano da Escola Municipal Ângelo Mariano, de Vilhena, Júlia participou da competição na categoria “Poema”, com a poesia intitulada “Portal da Amazônia”.

O texto venceu as etapas municipal e estadual e concorrerá na etapa regional, com trabalhos de 65 crianças de todos os estados do Brasil. Nessa fase, a aluna Júlia e sua professora Dalvânia Ribeiro participam de atividades que acontecem em São Paulo, no período de 4 a 6 de novembro.

Essa história começou entre fevereiro e abril desse ano, período de adesão da Secretaria Municipal de Educação de Vilhena (Semed) e inscrição de seus professores na Olimpíada. A partir daí, até agosto, as escolas inscritas promoveram várias oficinas de produção de poemas, das quais participaram os alunos de todos os 5° anos do ensino fundamental.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Portal da Amazônia” foi o texto da Escola Ângelo Mariano escolhido para concorrer na etapa municipal. Em setembro, o poema venceu a fase vilhenense. E no início desse mês foi um dos dois trabalhos selecionados pela comissão julgadora estadual para representar Rondônia na semifinal da competição (fase regional). A outra representante rondoniense na categoria é Taciana Nascimento, aluna da Escola Estadual D. Pedro I, de Porto Velho.

- Advertisement -

Agora, a pequena Júlia, juntamente com a sua professora Dalvania Ribeiro, representará o município de Vilhena e o Estado de Rondônia na semifinal da Olimpíada. No evento, haverá atividades de formação para a professora e ambas participarão de oficinas textuais. Durante o encontro, os alunos produzirão outros textos, que serão usados para subsidiar a análise e a seleção dos 20 finalistas.

Por ter chegado à semifinal, aluna e professora serão premiadas cada qual com uma medalha e um leitor de livro digital. E a escola receberá uma placa de homenagem pelo feito de sua aluna. “Nos enchemos de orgulho em ver os resultados do grande trabalho que vem sendo desenvolvido em nossas escolas. Parabéns à aluna Júlia e à professora Dalvania pela conquista”, destaca a secretária da Semed, Vivian Repessold.

O QUE É A OLIMPÍADA

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas