Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Acir defende vagas para rondonienses na UNIR

- anúncio-

O Senador Acir Gurgacz recebeu em seu gabinete, na última quarta-feira (27/11), representantes do “Bonifica UNIR”, movimento que reúne estudantes de medicina e instituições de ensino de Rondônia. O grupo reivindica o estabelecimento de um percentual de vagas no curso de medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), para candidatos rondonienses.

Na reunião, estiveram presentes a diretora geral da MedQuim, Elis Ortiz, a deputada federal Silvia Cristina, o vereador de Porto Velho, Aleks Palitot e, também, o representante dos estudantes, Pedro Neves.

- Advertisement -
- Advertisement -

O encontro esclareceu sobre a importância de se conceder uma bonificação na nota dos estudantes que fizeram o ensino médio ou residem em Rondônia há pelo menos 4 anos e, também, de se estabelecer um percentual de vagas para aqueles que pretendem ingressar no curso de medicina da UNIR.

- Advertisement -

O senador Acir Gurgacz, juntamente com todos os parlamentares da bancada federal de Rondônia, encaminharam ao Conselho Superior Acadêmico da Unir um ofício solicitando que este órgão institua por meio de resolução e políticas específicas de ações afirmativas, reserva de vagas para estudantes que residam e tenham concluído o ensino médio em escolas de Rondônia. “Apoiamos essa causa e encaminhamos o pedido de solução ao órgão competente”, disse Acir.

Hoje, apenas 28% dos estudantes de medicina da UNIR são rondonienses. O percentual varia, mas nunca chegou a alcançar sequer 50% das vagas disponibilizadas anualmente. Os demais 72% são ocupados por estudantes do Sul, Sudeste e Nordeste, que migram para Rondônia com o objetivo de cursar a faculdade e, logo após a conclusão da graduação, retornam aos seus estados de origem.

O resultado desse desiquilíbrio na oferta de vagas a estudantes rondonienses gera uma perda de formação técnica e estratégica, na medida em que o investimento despendido pelo Estado na formação do profissional, não terá um contrapartida com sua prestação de serviços na cidade.

Essa bonificação já é feita na UFPA (Pará), UFRR (Roraima) UFAM (Amazonas), UFAC (Acre) UFMT (Mato Grosso).

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas