Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Atleta coloradense conquista quatro medalhas no Open Manaus Internacional; veja a entrevista

- anúncio-

Atleta Emílio Matsubara e o professor de Jiu-jitsu, Alexandre Harrison (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena

O atleta Emílio Matsubara, acompanhado pelo professor de Jiu-jitsu, Alexandre Harrison, visitou o FOLHA e contou sobre a sua participação no Open Manaus Internacional, realizado no último final de semana. Além do evento, “Massá” como também é conhecido, revelou detalhes sobre a sua trajetória nas artes marciais.

De acordo com o atleta, o Open Manaus Internacional, competição de Jiu-jitsu, aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. O evento reuniu atletas do Brasil, Estados Unidos, Argentina e outros países.

Massá explica que participou em duas categorias e conquistou quatro medalhas no evento: duas de ouro no peso com e sem kimono e duas de prata no absoluto com e sem kimono. Além dele, outros 85 atletas de Rondônia participaram da competição.

- Advertisement -
- Advertisement -
Medalhas (Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

De volta para casa, o atleta conta que pretende se preparar para o seu próximo desafio: o sul-americano de Jiu-Jitsu. Segundo ele, o evento deverá ser realizado em São Paulo, no mês de novembro.

- Advertisement -

TRAJETÓRIA

Massá, hoje com 47 anos, explica que começou nas artes marciais aos 6 anos de idade. Na época, o seu pai, o renomado professor de judô Sensei Bunichi Matsubara 7 dan, abriu a academia de Judô Matsubara, em Colorado do Oeste.

Massá explica que dentro do Judô, ele participou de várias competições, entre eles, os Jogos Escolares da Juventude. Ele conta que no evento, ele e mais uma atleta conquistaram as primeiras medalhas do Judô de Rondônia em nível nacional, na edição realizada no estado do Maranhão.

Depois do evento, o atleta relata que foi embora ao Japão. Já no ano de 2000, ele retornou definitivamente para o Judô. Já em 2004, ele conheceu o Jiu-jitsu e treinou por 6 meses até ser graduado na faixa azul, porém, parou em seguida.

Já no ano de 2015, Massá revela que conheceu o Professor de Jiu-Jitsu da Academia Bushidô Vilhena, Alexandre Harrison, e voltou a praticar a modalidade. Já em 2017 foi convidado pelo professor para participar do Open Comodoro, e desde, então nunca mais parou. Desde 2017, vem participando de diversos campeonatos na modalidade.

Além de atleta, Massá é professor de Judô e Jiu-jitsu na filial da Academia Bushidô, que funciona dentro da Associação Matsubara, em Colorado do Oeste. Ele conta que atende 140 alunos em judô e 10 a 15 alunos em jiu-jitsu, que começou a ser ensinado este ano.

Os principais Títulos no Judô

  • 10 vezes campeão estadual;
  • Vice-campeão estadual absoluto;
  • 3° Lugar nos Jogos Escolares Brasileiro-Jebs Maranhão 1988;
  • Campeão Paulistano 1989;
  • 3 lugar no Estadual Paulista 1989;
  • Vice- campeão absoluto no Torneio de Shinagawa – Tóquio – Japão;
  • Vice-campeão da Copa Internacional de Ponta Porã;
  • 3° Lugar no JIR 2017;
  • 3° Lugar no Campeonato Brasileiro de Veteranos 2017;

Principais títulos no Jiu-jitsu

2019

  • Campeão Open Internacional Manaus com kimono e sem kimono no peso;
  • Vice-campeão Internacional Manaus com kimono e sem kimono no absoluto;
  • Campeão Estadual sem kimono no peso;
  • Campeão da Etapa Estadual de Ariquemes com kimono no peso;
  • Campeão do Open Internacional Sul Brasileiro sem kimono no peso;
  • 3° lugar do Open Internacional Sul Brasileiro com kimono no peso e absoluto;

2018

  • Vice-campeão Estadual de Jiu-Jitsu na categoria;
  • 3° lugar no Open de Comodoro no peso;

2017

  • Campeão Open Comodoro no peso.

2005

  • Vice-campeão na Copa Rondoniense de Jiu Jitsu no peso.

PROJETO SOCIAL

De acordo com o atleta Emílio Matsubara, a academia Bushido tem um grande projeto social que atende crianças de baixa renda e alunos de escolas de Vilhena e Colorado do Oeste.

Segundo o Professor de Jiu-Jitsu, Alexandre Tomaz Harrison, da Academia Bushidô Vilhena, o projeto social já atendeu cerca de 200 crianças em Vilhena. Ele relata que este mês, está passando nas escolas públicas do município e apresentando o projeto social para os alunos. Além de fazer o convite e explicar a arte marcial aos estudantes.

De acordo com o professor, para participar do projeto social, o aluno tem que ter de 9 a 15 anos. É necessário também ser estudante da rede pública e ter uma renda familiar per capita de até R$ 700,00. Caso ultrapasse, o aluno entrará com uma bolsa de 50%.

Já em Colorado do Oeste, é realizado o projeto social “Ajudôu comunidade”. O projeto atende em média 30 crianças de 8 a 12 anos. Além desse projeto realizado dentro da Associação Matsubara, também é feito outro com alunos dentro das escolas da cidade.

SERVIÇO

Para praticar lutas marciais em Vilhena, os interessados deverão procurar a Associação Bushidô Vilhena. Ela está localizada na Av. Sabino Bezerra de Queiroz, no Park Shopping de Vilhena. A academia atende crianças e adultos de qualquer idade.

Já em Colorado do Oeste, os interessados deverão procurar a Associação de Judô Matsubara, localizada na Avenida Marechal Rondônia, esquina com a Avenida Guaporé. A academia também atende crianças e adultos de qualquer idade.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas