Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Alunos do Campus Colorado do Oeste se destacam na 9ª OBAP

- anúncio-

Foto: Divulgação

Entre os dias 27 e 29 de setembro, alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, participaram da fase final da 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), em Foz do Iguaçu (PR). Sanderson Silva Urcino da Costa, Stefhany Melo Pereira e Vanessa Reis Martins, orientados pelo professor Flávio Henrique Bravim Caldeira, representaram a unidade.

A primeira fase da OBAP foi virtual, e contou com a participação de aproximadamente 500 equipes, o que corresponde a 1500 alunos. Nesta fase classificaram-se apenas 30 equipes, considerando a melhor equipe de cada unidade, desde que ela ficasse entre as 30 primeiras vagas. O IFRO se destacou nesta fase, classificando 3 equipes na modalidade integrado (Colorado do Oeste, Cacoal e Ariquemes) e uma equipe de Cacoal, na modalidade subsequente.

As 30 equipes classificadas do integrado (de diversos estados brasileiros) se desafiaram nas provas teóricas e práticas. A prova prática foi composta de 3 etapas: prova de adubação, inseminação artificial em bovinos e prova de agrimensura. Todas as provas com um nível alto de dificuldade.

- Advertisement -
- Advertisement -

Na cerimônia de fechamento foram chamadas ao palco as equipes que se destacaram para o recebimento de medalhas. Dentre as 500 equipes participantes, a equipe de Colorado do Oeste alcançou a 6° posição geral, conquistando uma medalha de prata no evento, se consagrando como um dos destaques da 9° edição da OBAP.

- Advertisement -

Emocionados, os alunos subiram ao palco para receberem suas medalhas diante de autoridades da área agropecuária do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia e Angola. Destaca-se também que a equipe obteve a 3ª melhor nota geral na prova de inseminação artificial de bovinos e tiraram nota máxima na prova de adubação.

“Agradecemos a toda a comunidade do IFRO Colorado! Consideramos que o resultado é fruto do trabalho de todos que fizeram parte da formação de cada aluno (técnicos e docentes). Agradecemos em especial o apoio do Prof. Jessé Alves Batista e do Coordenador da CPVIII Anderson Braun dos Santos, cujas orientações foram fundamentais para esta conquista. Acreditamos que este resultado reflete a força do nosso curso técnico e que estamos sim entre as melhores instituições de ensino técnico do Brasil e aparentemente da América do Sul.”, ressaltaram os membros da equipe.

O orientador e professor Flávio Henrique Bravim Caldeira, destacou que, a partir deste resultado positivo, espera que no próximo ano mais equipes participem do evento, “[…] aumentando assim a representatividade do campus neste evento que vem se consagrando como um evento de grande importância no ensino técnico”.

Sobre a OBAP

A OBAP é uma competição científica destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico e Recursos Naturais. Os alunos são colocados em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, resolvendo questões que simulam problemas reais da agropecuária. Este ano a competição contou com a participação de outros países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Angola.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas