Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Alunos da rede pública de ensino participam do 2º Simulado Estadual nesta terça-feira

- anúncio-

Participarão do simulado, alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está preparando o 2° Simulado Estadual, a ser realizado nesta terça-feira (8), em escolas da rede pública de ensino. Será um preparatório para os estudantes do 9º ano, que farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e para os estudantes dos 3° anos do ensino Médio da rede escolar estadual de Rondônia, que farão as provas do Enem. NEM.

Segundo Irany Oliveira que atua na direção geral de educação da Seduc, ao todo 21 mil alunos do 9° ano do ensino fundamental estarão fazendo o simulado específico de Português e Matemática, bem como o preparatório para o Saeb. Para isso, a secretaria já organizou material, preparado por professores especializados na área de ensino, que estarão contemplando mais de 200 escolas estaduais de Extrema até Vilhena.

Em relação ao ensino médio, 12.800 alunos do 3º ano também estarão fazendo o simulado, com preparação para o Enem em todo o Estado e para isso, o governo disponibilizou, no mês agosto, o “Kit Enem” contendo, quatro livros divididos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Redações e Matemática, além de oito CDs contendo videoaulas, simulados, questões inéditas e provas para reforçar e fortalecer o conhecimento dos alunos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo o secretário de Estado da Educação Suamy Vivecananda, o objetivo dos simulados é propor melhoria à proficiência do aluno tanto no ensino fundamental quanto o médio, trabalhando a língua portuguesa e a matemática, que são base para todas as outras disciplinas. “Não basta apenas atingir um índice, mas fazer com que as metas sejam acompanhadas de conhecimento, e para isso acontecer, todos que atuamos na Educação no Estado, motivados pelo governador, coronel Marcos Roncha, estamos empenhados em oferecer mais qualidade ao conhecimento repassado para o aluno, para que ele tenha resultados positivos além dos índices alcançados. E que o aluno possa sair do convívio escolar pronto para entrar em qualquer universidade e preparado para vida”, enalteceu o secretário.

- Advertisement -

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No mês de agosto foi realizado o primeiro Simulado em Rondônia e está é a segunda aplicação simultânea nas escolas do Estado, mas as unidades de ensino já estão realizando simulados específicos desde o primeiro bimestre, com objetivo de preparar os alunos para as provas do Saeb do Enem. Todas as escolas estaduais de ensino fundamental e médio do Estado estão envolvidas no simulado que será realizado esta semana.

Atividades semelhantes a esta serão realizadas até do dia 19 de outubro, pois as avaliações do Saeb serão entre 21 de outubro e de 1º a 03 de novembro será a primeira avaliação do Enem. “O último simulado será no dia 19, uma semana antes do Enem para que o aluno esteja um pouco mais descontraído para poder fazer as avaliações”, considerou Irany Oliveira.

A estudante, Juliana Cabral do 3° ano da Escola Estadual Major Guapindaia em Porto Velho disse que a entrega do kit Enem foi de muita sensibilidade do governador, e está ajudando muito a reforçar os estudos e fixar o conhecimento oferecido na escola, e em relação ao simulado desta semana. “Estou muito ansiosa para fazer o simulado e testar meus conhecimentos, pois irá me ajudar muito na preparação para o Enem”, disse a estudante.

Para a professora de química Veronica Gonçalves, os simulados são de muita importância para os alunos que estarão fazendo as avaliações tanto do Saeb quanto do Enem, pois se o aluno tiver preparado com a matemática básica e uma excelente interpretação de texto, com certeza irá conseguir resultados positivos em todas as matérias nas avaliações do Saeb e do Enem. “O nosso objetivo é único: preparar os alunos para conseguirem se sair bem em todas as avaliações e estarem preparados para uma universidade futura e para vida”, ressaltou a professora.

O Suamy Vivecananda disse, ainda, que o mundo não é fácil e para enfrentar os desafios, o estudante precisa de preparação, não apenas de conhecimento acadêmico, mas da vida social de poder chegar fora da escola e saber ser um cidadão, se comportar e produzir algo que venha ajudar em tudo o que ele busca para si como pessoa. Ele afirma que a escola é a porta de entrada para uma preparação para o mundo. “Na escola o aluno não aprende só a ler e escrever e se contextualizar, ele aprende a ser um cidadão melhor, e para isso trabalhamos, juntos, para que os estudantes continuem gostando do ambiente escolar, participando e interessados em aprender, para enfrentar os desafios que a vida lhe oferece”.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas