Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


A criança como agente social: o papel de representação da Prefeita Mirim de Vilhena

- anúncio-

(Foto: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena)

As concorridas eleições para o cargo de Prefeito Mirim de Vilhena, que voltaram a acontecer em 2018 após vários anos desativadas, elegeram no dia 13 de setembro a estudante Gabriela Luiza Godoy Vargas (11 anos). A iniciativa partiu do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Esse é um projeto do CMDCA para poder incluir os jovens nas ações políticas do município. É algo bem simbólico, representativo, sem dar um efetivo poder à Prefeita Mirim, porém que traz um nome, um título. Isso acaba abrindo portas para muitas oportunidades”, comentou David Vargas, pai da estudante.

Gabriela, à época, disputou a faixa com outras três crianças, representando a Associação de Voleibol de Vilhena (AVV). Com uma porcentagem de 27,2%, ela venceu a eleição com suas propostas de Governo, se elegendo ao mandato de dois anos como Prefeita Mirim.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Eu fiquei sabendo que representaria a AVV nas eleições poucos dias antes. Com a ajuda dos meus pais montei meu discurso, meu plano de Governo e participei. Foi muito interessante e gratificante a experiência”, comentou a Prefeita em entrevista ao FOLHA.

- Advertisement -

Gabriela explicou que preza muito pela leitura, pela educação e relatou sobre as possibilidades em mais implantação de aulas dinâmicas nas escolas. Dessa forma, como ela mesma narrou, o horário gasto pelos alunos poderia ser aproveitado de uma maneira mais divertida buscando um incentivo para que eles participassem ativamente das tarefas.

(Foto: Divulgação/Assessoria)

A Prefeita Mirim e seu pai contaram ainda que seus principais objetivos têm sido voltados para garantir o crescimento da qualidade de ensino na cidade. “Ela [Gabriela] tem trazido nas reuniões onde esteve a importância de se apresentar projetos em benefício à comunidade, principalmente as crianças que ela está representando”, argumentou David, “tem falado ainda sobre o papel da criança na escola, o quão importante é estudar, ter uma instrução escolar”.

PROJETOS

Com a ajuda principalmente do pai, que conhece o meio político há algum tempo, Gabriela tem desenvolvido alguns projetos na cidade de Vilhena desde que assumiu. Entre eles está o mais recente, desenvolvido nas escolas municipais, chamado “Adote uma Árvore Com Poesia”.

“Muitas vezes quando nós vamos para o clube, é possível ver as várias queimadas que tem nesses locais, e muitas pessoas cortando árvores. E então eu pensei em algo para ajudar a combater isso, ajudando o Meio Ambiente”, contou a estudante com orgulho.

(Foto: Divulgação/Assessoria/SEMCOM)

A partir de uma história vivida e contada por seu pai, sobre uma árvore que ele teria plantado em sua terra natal, Gabriela teve uma ideia de como desenvolver seu projeto. “Adotar não é só plantar. Quando você planta uma árvore, você a deixa para lá depois. Quando você a adota, ela se torna parte da sua família”.

Com isso, sugeriu o projeto “Adote uma Árvore com Poesia”. O projeto selecionou um aluno por escola, através de um concurso de poesias, onde aproximadamente 29 escolas participaram e em média 40 mudas foram ‘adotadas’ no encerramento do evento.

Também foi proposto pela Prefeita Mirim o projeto das faixas 3D em frente às escolas. A ideia era de que, com a ilusão de ótica criada pela pintura, os motoristas ficassem mais atentos à faixa e respeitassem a velocidade mínima permitida em frente aos estabelecimentos de ensino.

Apesar de interessante, a proposta não foi homologada e nem aceita. “A explicação deles [gestão política de Vilhena] é de que no país não há uma lei que ampare isso, mas nós pesquisamos na internet e tem vários Estados que já colocaram”, rebateu David.

O projeto foi encaminhado há cerca de três meses para o gabinete dos Vereadores, e até o presente momento segue sem uma resposta concisa da decisão.

Gabriela adiantou brevemente ainda sobre um terceiro projeto que está sendo estudado para ser apresentado. A iniciativa dessa ação seria promover um passeio ciclístico na cidade, visando recolher resíduos humanos descartados na natureza de qualquer jeito. A Prefeita Mirim está analisando o que pode ser direcionado dentro do projeto, e os órgãos com os quais poderia buscar apoio, mas segue confiante em relação a isso.

Com metade do mandato já cumprido, Gabriela se mostra confiante em relação ao seu papel de representatividade no município, apesar dos imprevistos. A faixa já lhe rendeu bons frutos como o projeto “Adote Uma Árvore Com Poesia”, além de ter a honra de fazer a abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (JOER) 2018, através do pedido do então Governador do Estado, Daniel Pereira.

Quando questionada sobre como ela vê seu papel social de Prefeita Mirim em Vilhena, e como ela pretende desenvolvê-lo, Gabriela é bem clara: “quando me chamam para algum compromisso, é sempre uma coisa incrível. Eles me falam que esse papel é algo mais simbólico, que não é muito sério. Mas para mim é algo muito sério, porque se não fosse eu não precisaria estar lá buscando representar as crianças e jovens de Vilhena”.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas