Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

2020: Processo Seletivo do IFRO oferta mais de 2.900 vagas

- anúncio-

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020/1. São ofertadas 2.996 vagas em cursos técnicos e de graduação para ingresso em 2020, nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho, São Miguel do Guaporé e Vilhena. As inscrições podem ser realizadas até às 23h59 do dia 17 de novembro de 2019.

Para participar da seleção, os candidatos deverão acessar o Portal Seleção do IFRO (http://bit.ly/IFRO-PS2020), utilizar os documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência), e documento oficial com notas e preencher todos os dados solicitados no formulário de inscrição. Não há pagamento de taxa de inscrição e todos os cursos ofertados pelo IFRO são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão computadores para a realização das inscrições.

- Advertisement -
- Advertisement -

 Entenda o Processo Seletivo 2020/1

- Advertisement -

 Cursos Técnicos Integrados: Destinados a candidatos que optarem por iniciar o ensino médio e ao mesmo tempo um curso técnico no IFRO. O processo de seleção será por meio da análise do currículo escolar das séries do Ensino Fundamental, que o candidato inserir no sistema de inscrição online. Serão avaliadas as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

São ofertadas 1720 vagas em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio nos seguintes CampiAriquemes (Técnico em Agropecuária/ Técnico em Alimentos/Técnico em Suporte e Manutenção em Informática); Cacoal (Técnico em Informática/Técnico em Agroecologia/Técnico em Agropecuária); Colorado do Oeste (Técnico em Agropecuária); Guajará-Mirim (Técnico em Informática/Técnico em Biotecnologia); Jaru (Técnico em Alimentos/Técnico em Segurança do Trabalho/Técnico em Comércio); Ji-Paraná (Técnico em Informática/ Técnico em Florestas/ Técnico em Química); Porto Velho Calama (Técnico em Edificações/ Técnico em Eletrotécnica/ Técnico em Informática/Técnico em Química); Vilhena (Técnico em Edificações/ Técnico em Eletromecânica/ Técnico em Informática). Saiba mais no link: http://bit.ly/IFRO-int-2020.

Cursos Técnicos Subsequentes: Indicados para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e pretendem obter uma formação técnica, neste caso, a seleção se dará por meio da análise das notas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia. Os cursos Técnicos Subsequentes duram em média dois anos.

Para esses cursos são ofertadas 280 vagas nos CampiCacoal (Técnico em Agropecuária); Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem); Porto Velho Calama (Técnico em Edificações/Técnico em Eletrotécnica/ Técnico em Manutenção e Suporte em Informática); Porto Velho Zona Norte (Técnico em Administração); São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração). Confira mais detalhes em: http://bit.ly/IFRO-sub-2020.

“Quem concluiu o ensino fundamental ou médio por meio de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, como o Encceja, também deve inserir as notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa (Linguagens); Matemática; Química, Física e Biologia (Ciências da Natureza); História e Geografia (Ciências Humanas)”, destaca a Coordenadora da Comissão Permanente de Exames (COPEX/IFRO), Wilka Alexandra de Lima Campos.

 Cursos de Graduação: São para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e querem ingressar no Ensino SuperiorPara os cursos de graduação o diferencial do Processo Seletivo IFRO 2020/1 será a forma de ingresso, que se dará de duas formas:

1) Ingresso por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em etapa única, para 70% das vagas;

2) Ingresso por meio de Exame Próprio de Seleção, a ser realizado em duas etapas,  para 30% das vagas, assim organizado: a) A primeira etapa, classificatória, que consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) do 1º ao 3º ano do Ensino Médio constantes no Boletim Escolar Oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); b) A segunda etapa, classificatória e eliminatória, consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho em uma prova de redação a ser aplicada pelo IFRO no dia 8 de dezembro de 2019.

“Ou seja, o candidato poderá optar, no momento da inscrição, pela forma de ingresso lhe será mais oportuna. Deste modo, o IFRO busca atender à diversidade de seu público. A classificação dos candidatos segue a distribuição das vagas a que estão concorrendo: há reserva de vagas para aqueles que estudaram integralmente em instituições públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e há vagas para ampla concorrência”, reforça Wilka Alexandra.

Há 996 vagas nos seguintes CampiAriquemes (Agronomia – Bacharelado/Ciências Biológicas – Licenciatura/ Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em Sistemas – Tecnólogo); Cacoal (Geografia – Licenciatura/ Zootecnia – Bacharelado/ Matemática – Licenciatura/ Tecnologia em Agronegócio – Tecnólogo); Colorado do Oeste (Engenharia Agronômica – Bacharelado/ Ciências Biológicas – Licenciatura/ Tecnologia em Gestão Ambiental – Tecnólogo/ Zootecnia – Bacharelado); Guajará-Mirim (Ciências Biológicas – Licenciatura); Jaru (Medicina Veterinária – Bacharelado); Ji-Paraná (Engenharia Florestal – Bacharelado/ Química – Licenciatura/ Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em Sistemas – Tecnólogo), Porto Velho Calama (Física – Licenciatura/Engenharia Civil – Bacharelado/ Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em Sistemas – Tecnólogo/ Engenharia de Controle e Automação – Bacharelado); Porto Velho Zona Norte (Tecnologia em Tecnólogo em Gestão Pública – Tecnólogo/ Tecnologia em Redes de Computadores – Tecnólogo); Vilhena (Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado/Matemática – Licenciatura/  Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em Sistemas – Tecnólogo). Veja mais informações no seguinte linkhttp://bit.ly/IFRO-grad-2020.

 Ações afirmativas

Segundo a Coordenadora da COPEX/IFRO, Wilka Alexandra, do total de vagas ofertadas, 65% serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos técnicos integrados e concomitantes, e o Ensino Médio em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos de graduação, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Rondônia. Os outros 35% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o edital.

“Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de ação afirmativa é obrigatório ao candidato apresentar a documentação no campus escolhido para seu processo seletivo”, ressalta.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas