Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena receberá Feira Regional de Artesanato e cadastramento dos trabalhadores tem data para acontecer, confira

- anúncio-

O município de Vilhena receberá nos dias 27, 28 e 29 de setembro a Terceira Feira Regional de Artesanato. Realizada no espaço da Praça Ângelo Spadari, o evento deverá começar a partir das 10h00min se seguir durante todo o dia.

(Foto: SEMCOM/Ilustrativa)

“Essa é uma Praça muito bonita, muito antiga em Vilhena, porém que não tem muito uso. Então vamos aproveitar essas qualidades, o Coreto da praça, todo o espaço disponível para a montagem das tendas. Além disso, vamos usar a rua lateral para que as agroindústrias também exponham.”, explicou Hurby Santos, Coordenadora de Artesanato da Fundação Cultural de Vilhena.

Trabalhos como bordados, bonecas, móveis em pneus e madeira, capim dourado (cuja artesã virá de Porto Velho), biojoias, artes em tecido, crochê, e muitas outras novidades serão vendidos na ocasião. Somente de Vilhena estima-se que cerca de 25 artesãos cadastrados participem.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ao todo, pelo menos 60 artesãos do Estado estarão em Vilhena. Serão mais de 12 municípios e 20 tendas agrupadas na Praça Ângelo Spadari. O momento também contará com a participação especial de Teresa Júlio, palestrante trazida através de uma parceria com o SEBRAE de João Pessoa (PB), para ensinar os artesãos a trabalharem com escamas de peixe. O WorkShop terá o valor de R$ 30,00 usado para custear os produtos usados no curso.

- Advertisement -

Para os artesãos que ainda não estão cadastrados, no dia 26 de setembro às 14h00min, estará sendo realizado o cadastramento no auditório da Prefeitura de Vilhena. Serão necessárias cópias do RG, CPF, duas fotos 3X4, RG do indígena (caso houver), RG militar também será aceito, além do comprovante de residência (que não precisa estar no nome).

De acordo com Hurby, tanto o artesão quanto o trabalhador manual poderão fazer o cadastro. No momento do cadastramento, os profissionais assistirão a um vídeo onde serão informados dos benefícios da Carteira do Artesão. Depois disso, cada um deverá fazer um artesanato na hora, para comprovar a autoria do trabalho que realiza.

“O principal intuito disso é acabar com os atravessadores. São aqueles que compram o artesanato muito barato e revendem a um preço elevado, fazendo com que o verdadeiro artesão perca muito com isso”, explica a Coordenadora.

(Foto: SEMCOM/Ilustrativa)

Entre os muitos benefícios do cadastramento está a regularidade para participar das Feiras Municipais e Estaduais. Descontos em lojas parceiras e carteira do artesão também estão inclusos, onde no último caso o trabalhador poderá usar a carteira para comprovar sua profissão.

A Feira Regional é uma realização do Governo do Estado de Rondônia através do Programa de Artesanato Brasileiro. Entre seus vários parceiros está a Fundação Cultural, a Prefeitura de Vilhena (através das secretarias de agricultura e turismo), da ACIV e do SEBRAE (que já conta com uma parceria de quase dois anos junto à Fundação Cultural).

Além de atrações que estão sendo organizadas pela FC, o momento também contará com a exposição de parceiros na área da agroindústria. Essa será a primeira vez que uma Feira terá a participação do agronegócio, e a expectativa é de que essa parceria siga acontecendo em outras edições.

“A gente espera que a população participe, contribua, porque essa Feira é realizada uma vez ao ano. É um evento que dá muito trabalho para organizar, e que vai fomentar a economia e a cultura da cidade. Além disso, teremos trabalhos lindíssimos expostos na Feira”, finalizou Hurby.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas