Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Recomendação de MPF para lançamento de concurso pelo IBAMA acaba em oportunidade para golpistas agirem

- anúncio-

A assessoria do IBAMA divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (10 de setembro), onde comentava sobre os casos de golpes aplicados em cima de uma informação sobre um suposto concurso lançado pelo órgão público disseminado em alguns links falsos.

Logo após uma recomendação feita pelo Ministério Pública Federal (MPF) alguns sites têm divulgado que o concurso já foi lançado. Em um site falso que simula ser a página oficial do IBAMA, um formulário foi criado para armazenar as informações das vítimas.

O site oficial do IBAMA emitiu em nota que qualquer processo seletivo, concurso ou similar de contratação são publicados apenas no link oficial www.ibama.gov.br. Dessa forma, quaisquer informações disponíveis em sites sem esse domínio devem ser desconsideradas.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com informações, a verdadeira ação até o momento foi a recomendação feita pelo MPF através da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão para o IBAMA. Dentro do documento, há uma orientação para que a instituição lance um certame e realize um concurso.

- Advertisement -

OS MOTIVOS

(Foto: Divulgação)

A recomendação foi emitida no último dia 5 de setembro, através de um ofício. A ação foi pensada depois que apurações revelaram cerca de 47% dos 5,4 mil cargos vagos na instituição. No documento ainda são esclarecidos que o IBAMA tinha 930 Agentes Fiscais Ambientais ativos em 2016. Em 2019, apenas três anos depois, restam apenas 460 funcionários desempenhando o papel.

O IBAMA informou que um pedido para cargos de Nível Médio e Superior com uma média de 2 mil vagas havia sido enviado. Entretanto, o concurso ainda não foi lançado. A informação foi confirmada pelo MPF, relatando que há também um pedido feito em 2018 e protocolado, que ainda estava em tramitação.

O ofício foi encaminhado ao IBAMA e ao Ministério da Economia, correndo um prazo de 10 dias até que o Executivo Federal acolha a recomendação. Depois disso, cerca de 30 dias são disponibilizados para a autorização do certame e mais 180 dias para a conclusão.

Confira abaixo o documento oficial da recomendação:

 

RECOMENDAÇÃO-MPF-IBAMA
- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas