Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Abertura dos Jogos Paralímpicos marca a inclusão social dos participantes em Vilhena

- anúncio-

Foto: Petter Vargas

Com o ginásio de esportes Geraldão lotado, a parceria do governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), com a prefeitura de Vilhena garantiu o êxito na abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer-2019), Fase Estadual da etapa na modalidade Paralímpica, cerimônia realizada na noite de sexta-feira (30).

Com a participação de 22 municípios, 43 escolas e 559 participantes, o foco é estimular os estudantes com deficiência única, parcial ou múltiplas, seja física, visual auditiva e intelectual, em atividades esportivas de todas as escolas da educação básica do Estado, promovendo, a inclusão e a ampla mobilização dos participantes.

Os paraatletas e os técnicos campeões desta fase representarão Rondônia na etapa nacional da Paralímpiadas Escolares Brasileira 2019, evento que acontece entre os dias 18 a 23 de novembro na cidade de São Paulo.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em Vilhena, as modalidades disputadas serão futsal, atletismo, bocha, bocha adaptada e tênis de mesa, com destaques para várias categorias entre masculino e feminino.

- Advertisement -

Os jogos acontecerão no Ginásio do Geraldão, Ginásio Jorge Teixeira, Ginásio da Associação Vilhenense de Voleibol (AVV), Clube dos Estados, Estádio Portal da Amazônia e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

GINÁSTICA

Um dos momentos mais aplaudido, durante a festa de abertura, foi a apresentação do grupo da Associação de Ginástica de Vilhena, que realizou um espetáculo à parte.

Em seguida, houve o juramento feito pela paraatleta Miriam Kenefler, da escola Manuel Bandeira, e da técnica e professora Roberta Patrícia Barbosa, da escola Coopevi de Vilhena, e da árbitra Rosiane Erica da Silva, de Porto Velho.

Profissionais de Educação Física foram homenageados

Com a presença das sete delegações e apresentação de alunos da escola Militar Tiradentes, o evento ganhou ainda mais destaque.

A secretária adjunta da Seduc, Conceição Alves, também fez uma justa homenagem aos profissionais de Educação Física, agradecendo ainda o empenho do responsável pela organização do Joer, professor Ítalo Aguiar.

O fechamento ficou por conta do paratleta da escola Barão do Solimões, tricampeão de bocha nas Paralimpiadas Escolares, Kauã Andrade de Almeida. Ele foi responsável por acender a pira olímpica, dando início aos jogos deste ano.

AUTORIDADES

Ainda na solenidade de abertura, a secretária adjunta de Educação, professora Conceição Alves, esteve representando o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, assim como, o secretário executivo regional do Cone Sul, Nilton Gomes.

Para Gomes, o governador Marcos Rocha vem investindo no setor de educação, promovendo melhorias necessárias para elevar a qualidade do ensino público. “Pela primeira vez, Vilhena tem a oportunidade de sediar um evento tão importante de inclusão social e respeito às diferenças”, disse o Nilton em sua fala.

Também estiveram presentes o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, a coordenadora regional de educação de Vilhena Marizete Rover e a presidente da comissão paralímpica do Estado, Edislaine Silva, entre outras autoridades.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas