Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Grupos contra tabagismo em postinho vilhenense ajudam fumantes a deixar o vício

- anúncio-

Foto: Semcom

Com reuniões semanais, sempre às 17h das sexta-feiras, os grupos contra o tabagismo do postinho de saúde do Cristo Rei estão ajudando dezenas dependentes químicos. Nesta quinta-feira, é promovido o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Prefeitura divulga suas ações de conscientização e tratamento contra o vício em consonância com as metas de redução da população fumante do Ministério da Saúde.

Compostas por rodas de conversa, palestras, dinâmicas e terapias, as sessões dos grupos contra o tabagismo são coordenadas pela enfermeira residente em Estratégia de Saúde da Família Lidiane Gomes da Silva Morais. “São abordados diferentes conteúdos. Desde os primeiros dias sem cigarro, malefícios que o fumo traz para a saúde, substâncias químicas presentes no cigarro até técnicas de relaxamento e respiração”, explica a profissional.

Todo o trabalho é realizado também com apoio de uma equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social, enfermeiras e auxiliares de enfermagem.

- Advertisement -
- Advertisement -

A Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena atua nesse sentido para cumprir o Plano de Ações Estratégicas de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. O objetivo é reduzir em 2% ao ano, nos próximos dez anos, as mortes prematuras por uso do cigarro. Em relação ao tabagismo, a meta é reduzir a freqüência de fumantes em diferentes grupos, incluindo idosos e adolescentes. A expectativa é chegar a 2022 tendo reduzido a freqüência de fumantes de 15% para 9% na população brasileira, em média.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas