Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Governo garante ações de monitoramento e preservação de espécies animais e vegetais do Parque Estadual de Corumbiara

- anúncio-

Uma das maiores belezas do estado de Rondônia, o Parque Estadual de Corumbiara, conserva três importantes biomas naturais: áreas de pantanal, floresta amazônica e serrado, sendo monitorado e preservado com ações realizadas pelo governo estadual.

O foco é garantir a proteção dos recursos naturais e manter as funções ecológicas do meio ambiente, incluindo a biodiversidade e as populações tradicionais.

De acordo com o responsável pela área de conservação, Raimundo Dimas, o governo vem desenvolvendo três grandes frentes de proteção ambiental, a exemplo das plantas lenhosas, aves, animais e borboletas.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo ele, um total de dez colaboradores atuam no trabalho, além do apoio efetivo de outros parceiros na preservação da unidade, como Polícia Ambiental, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros.

- Advertisement -

Outra importante medida de preservação tem sido as palestras realizadas com os moradores das comunidades que residem ao entorno do Parque Estadual.

Em Pimenteiras do Oeste, na Escola Inácio de Castro, os colaboradores buscam conscientizar os estudantes que, num segundo momento, atuarão como multiplicadores do trabalho em defesa do Parque Estadual.

Em cada bioma, segundo o gestor, o serviço de conservação é complexo e delicado. No período seco, os focos de calor levam riscos às áreas de serrado, podendo causar incêndios e inviabilizar o habitat natural de aves e outros animais. “Temos feito a proteção do espaço diuturnamente, garantindo, assim, que o meio ambiente não sofra agressões”, disse o responsável pela unidade.

Há treze anos como gestor do Parque Estadual, Dimas garante ainda que, por meio de ações permanente do Estado, existem mais de vinte monitoramentos e fiscalizações em andamento para proteger a unidade de conservação, que, segundo dados oficiais, encontra-se numa área de 424.339, 11 hectares, abrangendo os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis e Corumbiara.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas