Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Em 10 anos Vilhena apresenta aumento superior a 30.000 veículos

- anúncio-

Vilhena, fundada no século XX, hoje apresenta um crescimento que beira 97.448 pessoas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2018). Com o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, o município é o quarto mais populoso de Rondônia.

(Foto: Ilustrativa)

A expansão desse crescimento não parou na população, estendendo-se ao setor comercial, industrial e de automobilística. Não é difícil notar a enorme quantidade de carros, motocicletas, caminhões e afins que trafegam pelas vias públicas, principalmente em horários de pico.

Com o grande fluxo de meios de transporte, problemas como congestionamento, acidentes graves ou fatais e deterioração das pistas também são trazidos à tona. Mas, você sabia que em dez anos a frota de veículos aumentou pelo menos duas vezes a sua capacidade?

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito, em 2009, Vilhena contava com uma circulação média de 28.910 veículos nas ruas. Esse número subiu para 59.308 em 2018, enquanto que no primeiro semestre de 2019 já apresenta 63.178 em circulação.

- Advertisement -

O aumento tanto na frota quanto nos problemas causados pelo grande fluxo automobilístico na cidade gerou a necessidade de criação de políticas públicas municipais para conscientização dos motoristas vilhenenses. Estão entre elas a realização de seminários e palestras sobre trânsito, a comemoração da Semana Nacional do Trânsito e do Maio Amarelo, entre outras ações. A realização do Maio Amarelo em Vilhena alcançou em 2019 mais de 1.700 pessoas e 1.355 veículos, durante todas as atividades desenvolvidas no mês.

Essas políticas visam combater principalmente os acidentes de trânsito, que tornam-se cada vez mais comuns ao cenário vilhenense. Em 2017, o Portal da Amazônia registrou 798 acidentes de trânsito com 895 pessoas lesionadas em algum grau, conforme informações da Polícia Militar de Trânsito (P-TRAN). Em 2018 esse número subiu para 887.

A maior preocupação atualmente é com a educação dos motoristas que dirigem pelas ruas. Com o Brasil sendo o quinto país que mais mata no trânsito, a esperança das autoridades que buscam conscientização é tornar o trafego urbano mais humanizado e responsável.

Para saber mais sobre as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito em Vilhena, basta procurar pela página oficial do Facebook ou ligar para (69) 3321-3920. O Departamento Nacional de Trânsito (disponível em http://infraestrutura.gov.br/denatran.html.) também traz muitas informações referentes ao trânsito brasileiro, acesse o site e fique por dentro!

 

Texto: Mizellen Amaral
Fonte: Folha de Vilhena
Foto: Ilustrativa

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas