Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 27 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena: prevenção de acidentes domésticos é tema de palestras nas escolas 

- anúncio-

Com chegada das férias escolares, muitas crianças e adolescentes têm mais tempo para ficar em casa. Muito delas chega até ficar sozinha e, por conta disso, os riscos de acidentes domésticos aumentam bastante. Nesse período exige-se o cuidado redobrado dos pais, principalmente, com os pequenos para tentar evitar choques elétricos, engasgamento, queimaduras, tombos, dentre outros.
Na residência da dona Elza Ferraz, moradora do bairro Cidade Nova, em Vilhena, são três crianças: Eliel de 12 anos, Eloiza de 5 anos e Adriel de 2 anos e nove meses. Nas férias escolares as crianças passam boa parte do dia dentro de casa. “Eles são bastante imperativas, brincam o dia todo, Eloiza é a mais elétrica, se deixar ele pula as janelas e anda encima do muro”, afirma a mãe.
Segundo relatos do Ministério da Saúde 67% das crianças de zero a dez anos se acidentam dentro de casa. Embora exista o conforto do lar, uma casa pode esconder perigos. De acordo com a pesquisa do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes, as quedas dentro de casa representam a principal causa de atendimentos às crianças nas unidades de urgência e emergência Sistema Única de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em Vilhena, militares do Corpo de Bombeiro fazem palestras nas escolas para instruir e alertar crianças e adolescentes sobre os riscos. A reportagem do FOLHA, entrevistou o Sargento Douglas, ele atua no Corpo de Bombeiros do 3°GB na cidade, e sempre que solicitado realiza palestras nas escolas.
Segundo o Sargento, geralmente no período de férias escolares os atendimentos de ocorrência de acidentes domésticos aumentam. Os sinistros envolvem crianças que caem de mobílias, escadas, escorregões em pisos molhados, queda de bicicletas, queimaduras, choques, engasgamento, dentre outros.

- Advertisement -


Douglas relata que as palestras são de suma importância para todas as idades e nelas é realizado instrução para evitar vários tipos de incidente. “Nas palestras ensinamos os procedimentos básicos de primeiros socorros, como: combates de princípio de incêndio. Nela também mostramos na prática como fazer desengasgo e curativos. Também instruímos como ligar para o Bombeiro e a Polícia e alertamos para não usar telefones, para fazerem trotes com a corporação, já que causa transtornos e de certa forma pode colocar em risco a vida de outras pessoas que estão necessitando do atendimento”, enfatizou.
O militar recomenda alguns cuidados que os pais devem tomar. Nas janelas altas e sacadas, a recomendação é que seja instalada rede de proteção, as grades do berço devem estar ajustadas de acordo com a idade da criança para não deixá-la vulnerável as quedas.
Dentro de casa, a grande vilã é a cozinha. Segundo o Sargento, é um local que reúne vários riscos, um adulto deve observar tudo e evitar pisos molhados, facas guardadas em gavetas e armários baixos, além de produtos de limpeza expostos e panelas no fogão. Os choques elétricos também são comuns, por isso, um dos principais alertas é usar protetores nas tomadas, para que as crianças não tenham contato com a corrente elétrica.
O perigo também vem do banheiro, “a pia representa um grande risco, quando a criança tenta se apoiar na bancada, a louça pode cair e quebrar, ou subir no vaso que também apresenta o mesmo perigo de danificar o material e causar cortes profundos”, concluiu Douglas.

Texto: Elilson Fabiano
Foto: Divulgação
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas