Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Psicólogas promovem palestra de psicoeducação na escola Hermógenes em Vilhena

- anúncio-

 

 

- Advertisement -
- Advertisement -

Na quarta-feira, 08, a convite da psicóloga educacional da Secretaria Municipal De Educação (SEMED), as psicólogas Gabriely Souza e Elis Regina ministraram palestra na escola Hermógenes Roberto Nogueira para esclarecer à equipe de professores um tema muito relevante – a Psicofobia.

- Advertisement -

Tendo em vista o crescimento dos índices de adoecimento psíquico, entre os educadores, a psicóloga Gabriely enfatiza que é de suma importância que a população se conscientize a respeito das questões psicológicas e como elas podem interferir nas suas vidas.

“Quando falamos em Psicofobia entendemos que este preconceito com as pessoas que tem algum tipo de deficiência ou transtorno mental ocasionam ainda mais sofrimento, distanciando as pessoas do tratamento adequado. O ser humano precisa aprender o quanto é importante respeita-los e auxilia-los nesse momento”, disse ela.

 

A reportagem do Folha, falou com a psicóloga Miliane Sampaio, que está lotada na escola Hermógenes. Segundo ela, o crescimento dos índices de adoecimento psíquico, entre os educadores são alarmantes, uma vez que a cada ano aumenta. E não só professores, mais todos os servidores. As pessoas em geral têm adoecido mentalmente. “Na escola, sempre tento atuar de maneira informativa e preventiva. Nossos gestores também têm essa preocupação. O trabalho de palestra com os professores dentro da escola, ainda é recente, mas é fundamental para quebrar o estigma e preconceito das pessoas”, enfatizou a Psicóloga.

De acordo com pesquisas, agressões físicas, verbais e até ameaças atingem professores em todos os estados do Brasil. O número de professores afastados por transtornos mentais ou comportamentais nas redes de ensino vem aumentando a cada dia.

Um professor da escola, que preferiu não divulgar seu nome, relatou que um fator grave que é causador dos problemas psicológico na vida dos professores é a falta de comportamento do aluno. Ele certifica que a relação dos pais com a escola tem mudado muito. “Hoje quando vamos falar para um pai que o filho está apresentando algum problema, temos até medo. Hoje, a gente entra numa sala de aula com medo e fica em pânico, pensando se vai acontecer alguma coisa. Nós professores queremos ser amados, reconhecidos, assim como acontecia antigamente”, afirmou.

A psicóloga Elis Regina destaca que somente com muita psicoeducação, pode-se conseguir desmistificar os transtornos psiquiátricos e acabar com o medo que as pessoas possuem em procurar ajuda psicológica. “As pessoas precisam perder a vergonha e falar de seus sentimentos, por conseguinte elas devem procurar ajuda. Elas também têm que estar dispostas a buscar tratamento adequado com profissionais, e devem estar cientes de seus direitos”, relatou Elis.

Durante todo mês de maio, também ocorre o movimento da luta Antimanicomial. Que se caracteriza pela luta em prol dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

Texto: Elilson Fabiano
Foto: Foto: Arquivo pessoal
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas