Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Polícia Civil alerta população sobre golpes praticados em sites de compra e venda e a clonagem de Whatsapp

- anúncio-

(Foto: Divulgação)

A Polícia Civil do estado de Rondônia vem alertar a população aos golpes praticados por meio de sites de compra e venda, como a OLX, e ao golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp que tem sido praticado por criminosos nos últimos meses.

De acordo com o órgão, a modalidade praticada em sites de compra e venda tem acarretado em grandes prejuízos às vítimas que, por desinformação ou até mesmo acreditarem em possíveis “vantagens econômicas”, no momento da “negociação”, acabam se deixando “enganar” por criminosos.

O delegado titular Alessandro Morey e o Adjunto Leonardo Magela explicam que na maioria das vezes, o “vendedor” anuncia a venda de um veículo nas redes sociais ou grupos de WhatsApp, e surge uma “terceira pessoa” que interfere na “negociação” e passa a enganar tanto o “vendedor” quanto “comprador”.

- Advertisement -
- Advertisement -

Na oportunidade, os criminosos acabam obtendo vantagem ilícita, fazendo com que o “vendedor” entregue seu veículo, transferindo até mesmo os documentos de posse/propriedade em Cartório. Já o “comprador”, que também acaba sendo enganado, realiza depósito de determinada quantia em dinheiro em conta corrente/bancária, valores esses que se destinam às pessoas inexistentes, a tal chamada “laranja” ou “fantasma”.

- Advertisement -

Dentro deste contexto, os delegados afirmam ainda que, as “pessoas” estão se deixando “enganar” por total falta de atenção e, passaram a “negociar”, quase sempre, por meio de seus aparelhos celulares ou outro meio eletrônico (via sites OLX e/ou grupos e redes sociais) e deixaram de ter “contato pessoal” na concretização de seus negócios.

Desta forma, a Delegacia Especializada alerta à população que evitem assinar procuração e/ou preencher o Documento Único de Transferência (DUT) de seus veículos, ou realizar pagamentos a “terceiros” que não fazem parte da “negociação”.

GOLPE DE CLONAGEM

(Foto: Divulgação)

De acordo com a delegada Keity Mota Soares, os criminosos obtêm dados da vítima, por meio de uma conta de telefone em um anúncio, por exemplo, no aplicativo de venda OLX disponibilizado pela vítima para contato.

Em seguida, o golpista envia uma mensagem para a vítima se passando por representante de uma empresa de comércio eletrônico e solicita dados cadastrais. “Sem saber que está caindo em um golpe, a vítima envia o código do usuário para o criminoso e com isso, ele consegue instalar o WhatsApp em outro aparelho celular. O golpista tem acesso aos dados e contatos da agenda telefônica da vítima, além de conversas salvas em backup”, explica a Delegada.

Com os dados em mãos, o criminoso entra em contato com familiares e amigos da vítima se passando por ela e solicita dinheiro emprestado a ser transferido para a conta de terceiros. “Desconfie se um de seus contatos estiver pedindo dinheiro ou cobrando dividas. Certifique-se entrando em contato com a pessoa por outra via sem ser virtual. Registre sempre uma ocorrência mesmo que não tenha sofrido prejuízo financeiro”, alerta Keity Mota.

Dicas de segurança

A Polícia Civil orienta à população que ative a verificação dos WhatsApp em duas etapas nas configurações do seu aplicativo. Para ativar, o usuário entra na configuração do aplicativo, clica na opção ajustes, conta e em configuração em duas etapas. Será solicitada uma senha de seis dígitos. Caso necessário à reinstalação do aplicativo será solicitada esta senha evitando que terceiros se apropriem de seus dados.

 

Texto: Redação Fv (com informações de Assessoria)
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas