Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Mulher morre vítima de chikungunya em cidade de Rondônia

- anúncio-

Foto: reprodução

Uma acadêmica do curso de Pedagogia, 22 anos de idade, moradora de Rolim de Moura (RO), teve a vida interrompida vítima de Chikungunya. De acordo com as informações das autoridades em saúde, a jovem começou a passar mal, o quadro se agravou, foi encaminhada para a capital do Estado de Rondônia em Porto Velho, não ocorreu evolução no quadro clínico e a paciente entrou em óbito. O caso ocorreu no final do mês de abril. Para que outras pessoas não morram pela doença, são necessárias algumas ações que não dependem apenas do poder público, mas principalmente de cada cidadão.

A divisão de epidemiologia da secretaria municipal de saúde, esclareceu que não existe vacina ou medicamentos contra Chikungunya. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos). Recentemente tivemos um caso confirmado de Chikungunya em Rolim de Moura sendo que a paciente foi a óbito.

Sintomas da Doença

- Advertisement -
- Advertisement -

A febre Chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. A transmissão do vírus Chikungunya (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, que em cidades é principalmente pelo Aedes aegypti e em ambientes rurais ou selvagens pode ser por Aedes albopictus.

- Advertisement -

O alerta das autoridades em saúde é pedir a população eliminar ao máximo, os criadores do mosquito, quintais limpos e qualquer sintoma, procurar imediatamente socorro médico na unidade básica de saúde.

Fonte: Diário da Amazônia

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas