Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Bebê prematuro morre em hospital de RO após ficar 9 horas à espera de leito em UTI

- anúncio-

Menina havia nascido com 29 semanas, pesava 1,5 quilos e morreu no Hospital da Criança. — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Um bebê prematuro morreu no início da manhã desta segunda-feira (13), no Hospital da Criança, em Ariquemes (RO) enquanto aguardava por vaga em una Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal. A menina havia nascido com 29 semanas e pesava 1,5 quilo.

A mãe, uma jovem de 25 anos, entrou em trabalho de parto por volta das 20h30, do último domingo (12), em uma rua do Setor 9. Ela e o bebê foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

De acordo com o secretário de saúde de Ariquemes, Marcelo Graeff, a mãe é usuária de drogas e não havia feito o acompanhamento pré-natal, o que dificultou todo o procedimento.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Quando o Samu chegou, o bebê já estava nos braços da mãe, que é usuária de drogas e estava na rua naquele momento. Os procedimentos foram para reanimar essa criança e mantê-la viva pra gente poder transferi-la a uma UTI neonatal”, relatou.

- Advertisement -

A criança foi encaminhada ao Hospital da Criança, onde passou por um cateterismo umbilical, para ser medicada e chegou a ser estabilizada.

Mas por não dispor do tratamento e por não haver vagas disponíveis em UTI neonatal tanto nos hospitais particulares do município como em Porto Velho, o bebê permaneceu internado na unidade.

Horas depois, um leito de UTI neonatal foi disponibilizado no município. Porém, a criança começou a reverter o estado de saúde de forma constante e não pôde ser transferida.

“Mesmo sendo toda equipada, a ambulância não tem toda a performance de um consultório clínico, por isso devemos transferir os pacientes só quando estão estabilizados. Quando conseguimos uma vaga de UTI aqui na cidade e estava prestes a ser transferida, a menina reverteu novamente o quadro de saúde e acabou vindo a óbito”

O secretário municipal de saúde informou que ainda não se sabem as causas da morte do bebê prematuro.

A mãe da criança permanece internada em observação no Hospital Regional de Ariquemes, ela apresenta quadro de saúde estável e deve receber alta em breve. O bebê era o quarto filho da jovem.

Fonte G1/RO

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas