Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena possui 5 academias ao ar livre atribuída para idosos, mas adultos e crianças também usam para praticar exercícios físicos

- anúncio-

A prática de atividade física vem ganhando a cada dia mais espaço dentro da sociedade como forma de manutenção de uma boa qualidade de vida para todas as faixas etárias de idade, mas sendo de fundamental importância no processo de envelhecimento. Pois, o exercício físico possui o papel de colaborar na prevenção de doenças degenerativas que prejudica a saúde dos idosos, trazendo como consequências a diminuição de sua funcionalidade, refletindo-se diretamente na sua independência.

O envelhecimento da população brasileira já é um fato consolidado, visto que o número de idosos vem aumentando de forma acelerada nas últimas décadas com projeções de triplicar até 2050, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil ocupará, em 2025, o sexto lugar em número de idosos, totalizando cerca de 32 milhões, representando um aumento de 15 vezes somente nesse grupo, enquanto a população geral crescerá apenas cinco vezes nesse mesmo período.

- Advertisement -
- Advertisement -

Quando se pensa em academia, a primeira imagem que vem é de um espaço com um grande número de jovens exercitando o corpo, a fim de deixá-lo em forma. Porém, é possível refletirmos em outra imagem, e começar a contemplar as academias ao ar livre como um local para o público da terceira idade também.

- Advertisement -

Com o aumento da população idosa e a projeção de um aumento ainda maior, as cidades possuem as academias ao ar livre, que são instaladas em locais públicos de fácil acesso.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM), Vilhena possui 5 academias ao ar livre, sendo distribuídas em algumas praças da cidade. Atualmente todas elas são de responsabilidade da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes (SEMEC). Todas são supervisionadas pela SEMEC, mas a manutenção e reparos dos aparelhos ou piso são feito pela Secretaria Municipal de Obras (SEMOSP). Elas estão instaladas nas praças dos bairros São José, 5° BEC, Setor 19, Cohabinha e Jardim Eldorado. E o público que mais utilizam elas é idoso, mas adultos e crianças também praticam exercícios, especialmente no fim da tarde o no início da manhã.

Alguns desses aparelhos precisam de reparos ou substituição, visto que a ação do tempo compromete sua durabilidade. Segundo assessoria de comunicação da prefeitura, o secretário de esportes, Silmar de Freitas, já entrou em contato com deputados estaduais para solicitar emendas que possibilitem não só a troca dos equipamentos danificados, mas também a implantação de mais academias ao ar livre em outras praças também.

A reportagem do FOLHA, entrevistou o educador físico Jonas Santos, que falou sobre a importância e os cuidados que os frequentadores de academias ao ar livre devem tomar. Segundo o Educador, a prática de atividade física traz inúmeros benefícios para a autonomia do idoso além de prevenir diversas doenças, porém o exercício deve ser sempre acompanhado de um profissional da área de educação física, com atividades planejadas e adequadas de modo que o idoso pratique os exercícios com segurança e desenvolva gosto pela prática regular de atividade física, adotando um estilo de vida ativo.

“Academia ao ar livre é uma ótima oportunidade para a população aproveitar, mas para nós profissionais da área de educação física, é preocupante ver a maneira que eles praticam os exercícios, sem intrusão alguma de pessoas qualificada”, concluiu Jonas.

A previsão de implantação de novas academias em Vilhena, é somente para o ano de 2020, por depender de emendas parlamentares. Nesse novo lote de instalação, a SEMEC, junto com a SEMCOM, pretendem produzir informativos com orientações técnicas de profissionais de Educação Física que serão afixados em cada um dos equipamentos como forma de instrução para o uso adequado dos aparelhos.

 

Texto e fotos: Elison Fabiano
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas