Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Procon já notificou mais de 500 postos de combustíveis em Rondônia após aumento do preço da gasolina

- anúncio-

Desde o dia 1º de março, o Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) já notificou 590 donos de postos de combustíveis de todo o Estado de Rondônia para que apresentem as notas fiscais de entrada e saída de combustível. Em Porto Velho, cerca de 90 postos já foram notificados e desses, mais de 15 postos ainda não enviaram.

Segundo o Procon, o preço real cobrado atualmente teve uma alta de 31%. Entre os meses de janeiro e abril, o órgão constatou que houve um aumento de quase 40 centavos por litro de combustível vendido.

- Advertisement -
- Advertisement -

Na fila para abastecer no posto de combustível Atacadão, Antônio Dirceu reclamou do preço da gasolina, mesmo sempre abastecendo no mesmo posto. “Sempre quando quero abastecer eu venho até o Atacadão porque aqui é mais barato e nunca tive problema com o combustível que abasteço. Em outros lugares que eu passo o preço que vejo nas placas de anúncio é sempre acima dos R$ 4,60”, reclamou o motorista.

- Advertisement -

Já a professora Sheila Alves gasta, por semana, mais de R$ 300 para abastecer o carro. Para economizar, a motorista disse que só usa o veículo quando realmente necessita. “Eu procuro economizar ao máximo a gasolina do meu carro porque está muito caro e o gasto é muito alto semanalmente. A gente precisa economizar para poder conseguir manter o veículo com gasolina e pagar as contas”, disse.

Fernando da Costa, de 35 anos, diz que para tentar economizar ele passou a usar álcool no lugar da gasolina, mas segundo o motorista não houve muita diferença. “A gasolina está muito cara em todos os postos da cidade. Para tentar economizar eu coloquei álcool umas duas vezes, mas o álcool evapora e então eu vou ter que voltar a usar gasolina e pagar o preço cobrado, infelizmente porque a gente necessita”, diz.

Durante as fiscalizações do Procon, os fiscais fotografam as tabelas e os painéis com os valores expostos aos consumidores e com essas informações, o órgão vai analisar os que estão cobrando preços abusivos, que serão autuados. Caso o abuso seja comprovado, os donos de postos terão que baixar os preços e ainda podem ser multados. “O caso pode ser encaminhado ao Ministério Público caso não seja atendida nossa solicitação de adequação de preços, se for comprovado abuso”, explicou o coordenador do Procon, Estevão Ferreira da Silva.

Para o coordenador, a precificação do combustível é muito importante juntamente com o envio das notas fiscais porque ela vai comprovar que aquele produto vendido, seja o estoque antigo ou o atual, está dentro do valor correto. “Nós sempre estamos orientando os donos de postos de combustíveis que eles precisam se encaixar nos preços legais. O reajuste é dado em consideração ao avanço da cotação do petróleo no mercado internacional”, disse Estevão Ferreira.

O consumidor que se sentir lesado pelo valor cobrado no preço do combustível pode procurar o Procon e formalizar a denúncia. “A denúncia dos consumidores é importante para o órgão porque eles nos ajudam a fiscalizar os postos, passando o valor que está sendo cobrado. O consumidor pode trazer uma cópia da nota fiscal ou até mesmo uma foto do preço do combustível que ele achar que está irregular que nós vamos apurar a denúncia”, finalizou o coordenador.

 

Fonte: Rondoniagora

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas