Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


“Pitadas da Amazônia” é o tema do 3º Sicoob Sabor

- anúncio-

Donos de restaurantes e cafeterias participaram da primeira reunião do Sicoob Sabor

O Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena deu início aos preparativos para a edição 2019. No último dia 9 de abril aconteceu a primeira reunião dos restaurantes e cafeterias participantes com os chefs Manoel Evangelista, Geane Rodrigues Tavares e Anderson Adriano da Silva, consultores do festival este ano. O encontro ocorreu na Sala Guaporé, do Centro de Treinamento e Cultura – Sicoob Credisul.

O tema da terceira edição do festival “Pitadas da Amazônia” foi definido no encontro e tem como proposta inserir ingredientes da cozinha do Norte do Brasil nos pratos dos participantes. Com isso, será dado um grande passo para a formação do DNA da gastronomia em Vilhena (RO), ao mesmo tempo em que Vilhena, considerada a cidade “Portal da Amazônia” se insere na vasta gama dos sabores nortistas, hoje apreciadíssimos no Brasil e em vários países.

Evangelista afirma que o Sicoob Sabor 2019 vai ajudar a fortalecer a culinária regional, que é importante para melhorar o turismo, o comércio e os profissionais da área. “Nós precisamos valorizar essa gastronomia regional para fortalecer a identidade e criar o registro da nossa gastronomia. Isso é muito importante, porque as pessoas que vêm de fora querem comer o que temos aqui, não o que já encontram em outras regiões”, disse.

- Advertisement -
- Advertisement -

Manoel Evangelista é ganhador Estadual do Prêmio Nacional Dólmã de 2017 e tem se destacado por seu trabalho que dá destaque à gastronomia Amazônica. Em setembro de 2018, fez sucesso com o Pirarucu Rondon na Coreia do Sul, onde participou do Festival de Gastronomia na Embaixada Brasileira naquele país.

- Advertisement -

Alguns dos ingredientes que os participantes poderão utilizar nos pratos do Sicoob Sabor 2019 são: peixes da região (pirarucu, tambaqui, dourado), tucupi, jambu, castanha, pupunha, tucumã, açaí, queijo coalho, cupuaçu, tapioca e goma de tapioca. Nas últimas edições do festival, cada estabelecimento elaborou um menu degustação, com entrada, prato principal e sobremesa. Este ano será diferente, os restaurantes não precisarão servir entrada e sobremesa, mantendo o foco somente no prato principal.

Segundo o chef Anderson, o ingrediente regional pode ser agregado a qualquer prato. “Nossa comida tem muito sabor e deve ser utilizada para dar os sabores típicos dos nossos temperos e ingredientes”, salienta. A chef Geane Rodrigues contou como é feita essa inserção dos ingredientes regionais em pratos clássicos da gastronomia. “Na cozinha chamamos isso de fusão, é a mistura de técnicas e substituição de ingredientes, dando preferência aos nossos ingredientes”, explicou.

Neste ano, o Sicoob Sabor contará com a participação dos restaurantes: Das Arábias Esfiaria; Recanto da Praça; Rancho Alegre; Manjericão Comida Saudável; Empório do Tereré; Zero Grau; Sugestão do Chefe; Bacon E Broas; Sabor e Saúde; Alho frito; Frederico Burger Bar; Kenko Oriental e La Varanda. E das cafeterias: Caramelle Café; Lucia Festa; e Alma de Café.

A programação cultural da edição está em fase de finalização e será divulgada em breve. Acompanhe as notícias do festival pelo sitewww.sicoobsabor.com.br. Mas a organização adianta que o tema Sustentabilidade e Meio Ambiente predominará nas ações a serem oferecidas ao público. “Este é um conceito que a Sicoob Credisul vem dando muito evidência por meios dos nossos projetos justamente por se tratar de uma de suas diretrizes, a Educação Ambiental”, lembra Adevania Silveira, coordenadora geral do Sicoob Sabor.

O festival

Baseado em centenas de festivais que acontecem no País e no mundo, o Sicoob Sabor – Festival Gastronômico e Cultural de Vilhena foi criado em 2017 com o objetivo de estimular as atividades gastronômicas e valorizar os ingredientes da culinária regional. Além disso, incentivar o hábito das pessoas de frequentar restaurantes da cidade.

Durante o festival, cada restaurante e cafeteria cria um prato e o disponibiliza em seu menu para degustação. Eles concorrem então ao Prato do Ano, onde são eleitos três pratos, por meio de um júri técnico e da votação popular, pelo site do festival.

Por outro lado, o festival traz uma programação cultural que atrai todos os tipos de públicos, com workshops, capacitações, aula-shows com chefs convidados, oficinas, palestras, teatro, cinema ao ar livre, exposições de arte, apresentações musicais, etc. Todas essas atividades são realizadas no Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, e busca também a valorização da cultura local.

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas