Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Com mais de vinte mil doses de vacina contra a gripe, Coordenação de Imunização de Vilhena pretende superar meta

- anúncio-

(Foto: Elilson Fabiano/Folha de Vilhena)

Na quarta-feira, 10, de abril começou a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A mobilização deve levar mais de 58 milhões de pessoas aos postos de vacinação em todo o país, entre os dias 10 de abril e 31 de maio. As gestantes e crianças serão priorizadas até 18 de abril, por ser um grupo mais vulneráveis as complicações causadas pelo vírus.

A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores de escolas públicas ou privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa.

Todos os estados estão abastecidos com o medicamento e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do oseltamivir aos estados. Rondônia recebeu 477.100 doses do medicamento, a estimativa de aplicação é de 420.542 pessoas.

- Advertisement -
- Advertisement -

A reportagem do FOLHA, entrevistou a enfermeira responsável pela imunização regional do Cone Sul, Erika Cristina. Segundo ela a Gerencia Regional da saúde de Vilhena recebeu 38.130 doses de vacinas, que serão distribuídos aos sete municípios do Cone Sul do Estado, e 700 doses para uma aldeia Indígena no município de Comodoro Mato Grosso.

- Advertisement -

Segundo Suely Silva, coordenadora de Imunização da Atenção Básica de Saúde, Vilhena recebeu mais de 20.000 vacinas.

No decorrer da campanha, receberão a vacina todas as crianças entre 6 meses e menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). A secretaria disponibilizou 5 Postos com atendimento das 7h30 às 17h00, somente o Centro de Saúde Vitalina Gentil Dos Santos no Bairro são José esta com atendimento no período da manhã. Após o término dessa imobilização na área Urbana, a equipe se deslocará para fazer o atendimento na área Rural, disse Suely.

De acordo com a coordenadora Unidade Básica de Saúde Lirio Hoesel, no bairro Cristo Rei, não há um número específico de atendimento diário. Estão sendo vacinadas mais de 60 pessoas por dia. “As pessoas estão cada vez se conscientizando mais, e não estão deixando para tomar as vacinas no final  campanha. Nós da área das saúde ficamos muito feliz com essa atitude da população”, concluiu Leila.

Conforme afirmação do Ministério da Saúde, dia “D”, de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio. De acordo com o ministério da saúde a seleção dos grupos e datas segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias que têm como principal agente os vírus da gripe.

(Foto: Elilson Fabiano/Folha de Vilhena)

Texto: Elilson Fabiano
Fotos: Elilson Fabiano
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas