Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Chefe da Ciretran de Vilhena explica o motivo do relacre nas placas de veículos e quando deve ser feito

- anúncio-

Há mais de dez anos o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), publicou uma portaria no Diário Oficial da União, criando um novo tipo de lacre de identificação dos veículos brasileiros para aumentar seu grau de segurança e impedir fraudes.

Com mecanismos especiais de inviolabilidade, o lacre que está em vigor até hoje, é padronizado em todo o país e possui maior durabilidade e resistência de acordo com as pesquisas do Denatran. A portaria também determina que os novos lacres unifiquem as placas à estrutura dos veículos, dificultando sua remoção ou violação.

- Advertisement -
- Advertisement -

A resolução que foi tomada pelo Denatran sempre visou impossibilitar crimes que se tornaram rotineiros, como roubo de veículos, clones de placas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras. Ela chegou como um instrumento para desarticulação das máfias que envolviam setores de emplacamento de veículos.

Foto: Divulgação Detran/RO

Um alerta: é bom ficar de olho no arame que amarra a placa do carro, porque o veículo sem o lacre pode ser apreendido pela fiscalização de trânsito.

- Advertisement -

Muitos condutores ainda não sabem da importância do lacre, que está há 10 anos em vigor em todo o país. A reportagem do Folha, conversou com um proprietário de veículo que não quis se identificar, possuidor de automóvel há mais de 20 anos. Ele conta que ainda não sabia das mudanças na lacração dos veículos, e nem a representação dos números que hoje existe neles, referindo-se à numeração vinculada à identificação alfanumérica da placa”

O chefe da Ciretran de Vilhena, Gustavo Ozeika, concedeu uma entrevista à reportagem, e explicou alguns pontos que muitos proprietários de veículos ainda não conseguem entender. Veja aqui procedimentos que podem ser realizados nas Ciretrans e a documentação necessária.

Segundo Ozeika, o lacre novo é colorido e possui um número de reconhecimento – que é inserido no documento do veículo e na pasta de identificação do carro que fica no sistema do Detran. “O relacre do veículo é obrigatório em casos de placas que ainda possuem o antigo lacre, na transferência de Estados ou municípios e/ou em casos de perda da placa traseira, entre outros”, conta ele.

Ainda de acordo com Ozeika, às vezes existem proprietários de veículos que são possuidores do mesmo lacre há mais de 10 anos, pagam o documento, mas não conseguem retirá-lo, porque o lacre que está naquele veículo não possui número de registro no sistema. Sendo assim, o proprietário precisa fazer o relacre da placa seguindo as orientações exigidas pelas leis de trânsito.

Gustavo fornece esclarecimentos sobre os valores das taxas de emplacamentos e lacres, que variam de preços entre veículos. Ele afirma que o lacre é garantia que a placa é realmente daquele veículo, evitando-se fraudes.

Em caso de perca, quebra de lacre ou substituição de placa (ilegível, quebrada, adequação as novas normas), vá até a Ciretran da tua cidade levando CRLV original atualizado; cópia do RG ou CNH com foto do condutor; comprovação do pagamento das taxas e faça a vistoria.

Tabela de taxas Procedimentos e documentação necessária

Texto: Elilson Fabiano
Foto: Arquivo Folha de Vilhena
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas