Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Oficina sobre tecnologias para deficientes visuais é realizada no Campus Vilhena

- anúncio-

A  equipe multidisciplinar do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram de uma oficina sobre Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência visual, no dia 28/02/2019. Ao todo, foram capacitados dezessete profissionais.

As atividades ocorreram sob a coordenação do revisor de texto Braille Moisés Lima Marques e foram desenvolvidas especialmente para capacitação de profissionais que atuam diretamente com uma estudante do campus que apresenta deficiência visual. “O atendimento dado à estudante e o assessoramento aos servidores do NAPNE e docentes da estudante contribuem de forma substancial para o desenvolvimento da mesma dentro da instituição e ratificam o compromisso do IFRO com esse público específico”, destacou o servidor que atua na Reitoria do IFRO.

- Advertisement -
- Advertisement -

Os profissionais participantes aprenderam sobre as Tecnologias Assistivas: NVDA, Braille Fácil e o código Braille, recursos muito importantes no ensino e aprendizado dos estudantes. Além disso, foram repassadas sugestões e orientações para as relações com pessoas com deficiências visuais, termos corretos a serem utilizados, como o mobiliário da escola deve estar disposto, orientações quanto à locomoção da estudante na instituição, orientações para adaptação de provas e atividades.

- Advertisement -

Vera Lúcia Ribeiro de Azevedo é coordenadora do NAPNE e avaliou positivamente os resultados. “A capacitação foi excelente, pois oportunizou discussões sobre a acessibilidade metodológica, comunicacional e de mobilidade, ressaltando a importância do uso da Tecnologia Assistiva para a pessoa com deficiência visual, visando sua autonomia, independência e qualidade de vida social”, explicou.

 

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas