Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Municípios recebem visita da Coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro para cadastramento e emissão da Carteira Nacional do Artesão

- anúncio-

(Foto: Leandro Morais)

A coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro/Rondônia realiza, em Ji-Paraná, de 3 à 05 de abril, o cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O registro é gratuito e acontecerá na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar, localizada na Av. Transcontinental, 437,Centro. Segundo a organização, durante o cadastro os artesãos irão participar de uma palestra explicando a importância do cadastro.

Para participar, o artesão deve ser maior de 16 anos e comparecer no local indicado pela coordenação portando os seguintes documentos: foto 3×4 recente, original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência em nome do requerente.

O cadastramento dos artesãos se dará mediante avaliação de peças prontas e demonstração de habilidade manual, através de prova de feitura para cada técnica a ser cadastrada. Poderão ser registradas no mínimo uma e no máximo três técnicas para cada artesão. Os profissionais considerados aptos irão receber a Carteira Nacional do Artesão.

- Advertisement -
- Advertisement -
(Foto: Divulgação)

Segundo a coordenadora do programa em Rondônia, Wéllida Sodré, A Carteira Nacional do Artesão traz benefícios como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, participação em programas de editais públicos e privados, em alguns casos. “O cadastramento é importante. O profissional da área formaliza sua atividade no ramo e obtém sua carteira, que garante participação em eventos especializados como feiras regionais, estaduais e nacionais, exposições e capacitações. As informações proporcionadas pelo cadastrado também nos darão uma melhor visão de quantos artesãos dispomos na cidade e a natureza de seus trabalhos”.

- Advertisement -

Ainda segundo Wéllida, o cadastramento acontecerá, também, em Guajará-Mirim entre nos dias 9 e 10 de abril, no auditório da Secretaria Executiva Regional, Av. Leopoldo de Matos nº 1282, Bairro: Tamandaré e em Ariquemes acontece no dia 02 de abril no Centro Cultural, Travessa Rio Madeira, 3699, Setor Institucional. Confira a programação dos horários.

FIQUE ATENTO

O cadastro de artesão não inclui as seguintes atividades: Adesivos de unhas; bijuterias montadas com pedraria, couro ou sementes adquiridas com acabamento já pronto; bordados e costura na máquina; produção de velas, de sabonetes, perfumaria, sais de banho e terrários; produtos em EVA e feltro; produtos da gastronomia; bordado de aplicação de miçangas, paetês e canutilhos (chinelos, acessórios e vestuários); decoupage; bordados em fita; capitonê, pintura em tela, cartonagem sem produzir o papel artesanal; revestimento com tecido, costura criativa, fuxico moderno com enchimento, flores de meia, tecido e outros materiais industrializados; biscuit sem produzir a massa e sem identidade cultural; stringuiart; patchwork invertido; lapidação de pedras; artesanato de reutilização sem acabamento e de ofício predominantemente manual.

 

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Fonte: Semcom – Governo de Rondônia

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas