Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Instituto do Rim promove campanha de prevenção à doença renal em Vilhena

- anúncio-

(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

O Instituto do Rim de Rondônia em parceria com técnicos de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Vilhena, realizaram nesta quarta-feira (20), das 8h às 16h, uma campanha de prevenção à doença renal.

De acordo com a assistência social, Fabiane Damaceno, o projeto promovido na instituição é em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado todos os anos no Brasil, no dia 14 de março. “O objetivo da campanha é levar a população informação, tirar dúvidas, orientar sobre o que é a prevenção da saúde dos rins, quais são as causas, e quais são os fatores que colaboram para essa decorrência nos rins”, conta.

(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

O projeto que é voltado para os moradores de Vilhena, é formado por uma equipe de enfermeiros, técnicos e médicos que estão dando suporte e acolhendo às pessoas. “Nós estamos fazendo o atendimento às atividades prestadas à população, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e capilar, e orientação médica”, explica Fabiane.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo a assistência social, a campanha tem como alvo principal o público adulto, porém, destaca que a prevenção cabe a todos, inclusive crianças e adolescentes.

- Advertisement -

O instituto dos rins em Vilhena, localizado próximo à prefeitura da cidade, atende em média 60 pessoas por dia. Entretanto, esse número dobra, porque os pacientes precisam ir ao local três vezes na semana para fazer exames. “Nós temos um quadro de 120 pacientes, no total. Essas pessoas tem que vir três vezes à semana para fazer hemodiálise. A hemodiálise é feita em quatro horas de sessão”, diz Damaceno.

(Foto: Sara Elena/Folha de Vilhena)

Fabiane ressalta que as pessoas procuram ajuda médica, a partir do momento que as dores no corpo começam a se manifestar. Ela pontua que é necessário fazer checape anualmente para prevenir doenças. “O recomendável é que para não se tornar um paciente com problemas renais, as pessoas devem fazer exames anuais, ou a cada seis meses, porque o problema, geralmente, aparece nos exames de creatinina ou uréia ”, conta.

Conforme a Assistente Social é a partir dos hemogramas (exame de sangue) que a equipe médica descobre se o paciente tem probabilidade de ter um problema renal ou não. Caso manifesto, a pessoa terá que começar a fazer sessões de hemodiálise e entre outros exames.

Orientações para a prevenção da doença renal crônica

  • Mantenha-se em forma. Pratique atividade física regularmente.
  • Mantenha sua alimentação saudável. Evite o sobrepeso.
  • Mantenha-se hidratado, tomando líquidos.
  • Controle o nível de açúcar no sangue (glicemia) para evitar o diabetes.
  • Monitore sua pressão arterial.
  • Consulte um médico regularmente para acompanhar a situação dos seus rins.
  • Não fume. Evite bebidas alcoólicas.
  • Não tome remédios sem orientação médica.

 

Texto: Repórter Abel Labajos
Fonte: Folha de Vilhena

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas