Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Alunos do SESI Vilhena participam de Torneio Nacional de Robótica no Rio de Janeiro

- anúncio-

O grupo Elev3r Robotic Team, formado por alunos do SESI Vilhena, está no Rio de Janeiro para participar do Torneio Nacional de Robótica, de 15 a 17 de março. O torneio tem como objetivo incentivar jovens a usar imaginação e a criatividade, para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

A Sicoob Credisul é uma das principais patrocinadoras da equipe El3ver. A cooperativa entende que incentivar o aprendizado de jovens adolescentes faz parte dos princípios do cooperativismo, ainda mais quando esta atividade envolve pesquisa, criatividade e desafios.

- Advertisement -
- Advertisement -

Os alunos participarão em duas categorias, a FLL (FIRST LEGO League) e a FTC (FIRST Tech Challenge), com time de 6 alunos em cada. Na categoria FLL participam alunos de 9 a 16 anos, enquanto que na FTC alunos de 16 a 18 anos.

- Advertisement -

A classificação para o torneio nacional aconteceu na fase regional em Manaus, no Amazonas. De acordo com Silvio Vichroski, professor de robótica no SESI Vilhena e técnico da equipe Elev3r, o grupo ficou em 2º lugar entre as equipes de toda a região norte.

“É a segunda vez que a equipe consegue se classificar para o torneio nacional. Pela primeira vez, este ano vai acontecer a categoria FTC e, em razão do destaque da equipe, eles foram convidados para competir também nessa nova categoria”, disse o técnico.

Desafios do Espaço

O tema do torneio este ano é o Espaço. Silvio explicou que os alunos da FLL tiveram que pesquisar problemas que acontecem com os astronautas nas viagens espaciais de longa duração, selecionar um deles e criar uma solução. Os alunos da El3ver criaram então um traje especial para os astronautas.

“Eles viram que os astronautas perdem muita massa muscular no espaço por não ter gravidade. Então criaram um macacão para o astronauta usar por baixo. Esse traje cria uma resistência e obriga o astronauta a se esforçar para se movimentar, diminuindo então a perca de massa”, contou.

Além desse projeto de pesquisa, os alunos construíram um robô de Lego e o programaram para realizar missões em uma mesa, sobre um tapete específico da temporada. A equipe tem direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução de missões inspiradas no tema. Cada missão possui uma quantidade de pontos que no total somam 400.

Todas as equipes que vão para o torneio receberam o mesmo kit com as peças de Lego para a montagem do robô e da mesa. As missões simulam atividades de exploração em um planeta.

Categoria FTC

A nova categoria do torneio é mais avançada. Enquanto a FLL usa apenas Legos, nesta os alunos usam motores, correntes, ferro, porcas e parafusos. Como na outra categoria, também receberam um kit, mas totalmente desmontado e sem manual de instrução, para a montagem de um robô com garras.

“É como se o robô tivesse pousado num planeta e eles têm 2 minutos e 30 segundos para recolher várias amostras que estão no chão. Com um joystick, um aluno controla a direção do robô e o outro controla a garra que vai pegar os minerais, as amostras”, explicou Silvio.

Etapa Mundial

As melhores das duas categorias vão para a etapa mundial no Estados Unidos, representando o Brasil. Na categoria FLL o mundial acontecerá em Huston, no Texas. Já na categoria FTC, o mundial será em Detroit, no estado de Michigan.

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas